Geral

Richa autoriza a contratação de mais 10.000 professores temporários

Da Redação ·
O Decreto 30/2015, assinado em 1º de janeiro, possibilita que o governador autorize, excepcionalmente, a contratação de pessoal - Foto: Divulgação
O Decreto 30/2015, assinado em 1º de janeiro, possibilita que o governador autorize, excepcionalmente, a contratação de pessoal - Foto: Divulgação

O governador Beto Richa autorizou nesta terça-feira (3) a contratação de cerca de 10 mil professores por Processo Seletivo Simplificado (PSS).

continua após publicidade

Os professores começam a ser chamados nesta quinta-feira (5), após a distribuição de aulas para os professores efetivos, em todos os 32 Núcleos Regionais de Educação. A seleção dos professores temporários já havia sido feita previamente no fim do ano passado, e os Núcleos de Educação contam com um cadastro para as chamadas.

Com isso, a Secretaria de Estado da Educação estima cerca de 60 mil professores em sala para a volta às aulas na próxima segunda-feira (9). Deste 60 mil professores, 40% foram contratados por concursos públicos nos últimos quatro anos. São mais 23 mil professores nomeados pelo governador Beto Richa entre 2011 e 2015 e junto com os colegas do Magistério Público da rede estadual, formam o maior quadro de funcionários do Estado do Paraná.

continua após publicidade

Em relação aos funcionários, os ajustes foram feitos de forma a não prejudicar o atendimento das escolas e os excedentes serão remanejados. Sobre a assembleia, a Seed não se manifestará. 

NOMEAÇÕES – Na quarta-feira (28) o governador Beto Richa determinou a nomeação de mais 5.522 professores e pedagogos aprovados em concurso para a Rede de Ensino Público do Paraná. Os profissionais serão chamados imediatamente e participarão da redistribuição de aulas na primeira semana de fevereiro. 

O Decreto 30/2015, assinado em 1º de janeiro, possibilita que o governador autorize, excepcionalmente, a contratação de pessoal. Com as nomeações, o Governo do Estado totaliza, nos últimos quatro anos, a contratação de 23 mil professores e pedagogos para as escolas. Os novos professores e pedagogos foram selecionados por meio de concurso convocado a partir do Edital 017/2013, que teve cerca de 90 mil inscritos.