MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Grã-Bretanha concede asilo a homossexuais

A Suprema Corte da Grã-Bretanha concedeu nesta quarta-feira asilo a dois homossexuais que alegavam sofrer perseguição em seus países de origem, Irã e Camarões.   Os juízes da corte concordaram por unanimidade com a concessão de asilo aos dois homen

Da Redação

·
 Theresa May afirma que decisão condiz com a posição do governo
Icone Camera Foto por AP/BBC Brasil
Theresa May afirma que decisão condiz com a posição do governo
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.07.2010, 14:20:00 Editado em 27.04.2020, 20:59:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Suprema Corte da Grã-Bretanha concedeu nesta quarta-feira asilo a dois homossexuais que alegavam sofrer perseguição em seus países de origem, Irã e Camarões.

continua após publicidade

Os juízes da corte concordaram por unanimidade com a concessão de asilo aos dois homens.

Anteriormente, os dois tiveram seus pedidos de asilo recusados por um tribunal inferior sob alegação de que eles poderiam esconder sua sexualidade agindo discretamente.

continua após publicidade

À época, a Corte de Recursos havia decidido que, se os dois homens conseguissem esconder sua sexualidade, a situação deles poderia ser encarada como "razoavelmente tolerável".

Os dois homens, no entanto, recorreram alegando que este teste de tolerância é contrário à Convenção para Refugiados, da qual a Grã-Bretanha é signatária.

David Hope, vice-presidente da Suprema Corte e o juiz que leu a sentença nesta quarta-feira, afirmou que obrigar uma pessoa homossexual a "fingir que sua sexualidade não existe ou a reprimir o comportamento pelo qual se manifesta, é negar seu direito fundamental de ser quem ele é".

continua após publicidade

A secretária do Interior britânica, Theresa May, afirmou que o julgamento justificou a postura do atual governo britânico, formado por uma coalizão de conservadores e liberais-democratas.

Ataques

O homem de Camarões, que é identificado pelas iniciais H. T., afirma que foi atacado por um grupo em casa depois de ter sido visto beijando seu parceiro.

continua após publicidade

"Algumas pessoas me pararam e disseram: 'sabemos que você é gay'", disse H. T. à BBC. "Não posso voltar e esconder quem eu sou ou mentir sobre minha sexualidade", acrescentou.

Nos últimos quatro anos, H. T. vinha lutando contra sua deportação da Grã-Bretanha.

O outro homem que conseguiu asilo é um iraniano de 31 anos que teria sido atacado e expulso da escola quando foi descoberto que ele era homossexual.

No Irã a punição por atos homossexuais pode ir de chicoteamentos em público até a pena de morte. Em Camarões, as penas de prisão por homossexualidade variam entre seis meses e cinco anos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Grã-Bretanha concede asilo a homossexuais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!