Geral

Atendimento virtual da Copel supera outros canais em 2014

Da Redação ·
COPEL - Atendimento de clientes na Agência Centro da Copel, na Alameda Carlos de Carvalho, 1001 - Curiiba/Pr, 03.11.2014 - Foto Jonas Oliveira/AENPr
COPEL - Atendimento de clientes na Agência Centro da Copel, na Alameda Carlos de Carvalho, 1001 - Curiiba/Pr, 03.11.2014 - Foto Jonas Oliveira/AENPr

A conexão via internet foi o meio preferido dos clientes para solicitar serviços ou pedir informações à Companhia Paranaense de Energia em 2014. Pela primeira vez desde o lançamento da agência virtual da empresa, em 2005, o volume de chamados abertos por este canal superou o tradicional telefone e o atendimento presencial das agências. 

Durante todo o ano, a empresa recebeu 1,4 milhão de solicitações, das quais 43% foram atendidas através da agência virtual e do aplicativo para dispositivos móveis Copel Mobile. Em segundo lugar ficou o atendimento via telefone, que inclui o serviço gratuito de 0800 e a opção de envio de SMS para informar a falta de luz, com 40% das chamadas. Já os atendimentos em postos presenciais da Copel representaram 17% do total. Na avaliação do superintendente comercial da Copel Distribuição, Hemerson Pedroso, a popularização do acesso à internet é a principal razão por trás do aumento da procura aos serviços online, tendência que deve se acentuar com o aumento de uso dos aparelhos portáteis como celulares, smartphones e tablets.

“O computador pessoal já facilitou a vida dos consumidores, mas com os aparelhos portáteis esta relação fica ainda mais dinâmica, possibilitando o acesso a partir de qualquer lugar”, afirma Pedroso. Ele destaca que o aplicativo disponível para celular e outros dispositivos conectados à internet memoriza um ou mais números de unidades consumidoras já no primeiro acesso, o que permite requerer serviços posteriormente, mesmo sem ter uma conta de luz em mãos.

Entre as funcionalidades disponíveis estão consulta de débitos, alteração da data de vencimento da conta ou mesmo informar à Copel se o domicílio está sem luz. Para acessar os serviços, basta baixar o aplicativo Copel Mobile gratuitamente, nos sistemas Android ou iOS. 

SEGUNDA VIA – O extravio da conta de luz pode ser evitado optando-se pelo recebimento da fatura por e-mail, opção que pode ser cadastrada na agência virtual. Já quem não tem acesso à internet e procura as agências físicas da Copel para solicitar consulta de débitos e impressão de fatura agora tem uma alternativa rápida nas grandes cidades.

Em oito municípios, um totem de autoatendimento permite que o consumidor obtenha o documento para pagamento da conta apenas informando o número da unidade consumidora. O serviço está disponível em quatro bairros de Curitiba e em Araucária, Cascavel, Fazenda Rio Grande, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e São José dos Pinhais. COMO ACESSAR – A agência virtual está disponível em www.copel.com. O site também tem atalho para a instalação gratuita do aplicativo Copel Mobile, direcionando o usuário para o Google Play (para sistema Android) ou a App Store (para sistema iOS). O serviço de informação sobre falta de energia via SMS funciona sem custo para todas as operadoras de telefonia celular, bastando enviar as letras “SL” e o número da unidade consumidora que está sem luz, para o número 28593.

continua após publicidade