MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Atentado em mesquita xiita mata 49 no Paquistão

SÃO PAULO, SP - Ao menos 40 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em um atentado com bomba ocorrido nesta sexta-feira (30) dentro de uma mesquita da minoria xiita no sul do Paquistão, informaram fontes policiais e médicas locais.  O grupo terrorista

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.01.2015, 13:38:00 Editado em 27.04.2020, 20:03:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - Ao menos 40 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em um atentado com bomba ocorrido nesta sexta-feira (30) dentro de uma mesquita da minoria xiita no sul do Paquistão, informaram fontes policiais e médicas locais. 

continua após publicidade

O grupo terrorista Jundallah --dissidência do Taleban paquistanês e que prometeu fidelidade ao Estado Islâmico no ano passado-- reivindicou o a autoria. 

"Nosso alvo era a comunidade xiita. Eles são inimigos", disse Fahad Marwat, porta-voz dos jihadistas, sem dar mais informações. 

continua após publicidade

A polícia disse que as causas da explosão não estão claras. "Estamos tentando descobrir a natureza da explosão". Disse Sakhio Merani, inspetor da região, acrescentando que provavelmente havia um dispositivo. 

Apesar disso, a TV paquistanesa citou alguns testemunhos de residentes que alegam ter visto um homem com um colete suicida. 

O atentado aconteceu no começo da tarde (horário local, de manhã em Brasília) em Shikarpur, na província de Sindh, pouco depois do fim das orações de sexta --dia sagrado para os muçulmanos-- informa Mir Ghayaz, agente da polícia local. 

continua após publicidade

O vice-comissário do distrito de Shikarpur --onde ocorreu o atentado-- informou que, até o momento, há 49 mortos. Número que pode subir, já que outras 31 pessoas seguem internadas, algumas em estado grave. 

As autoridades locais confirmam 40 mortos até o momento, mas o número pode subir, já que há feridos graves no hospital para onde as vítimas foram levadas. 

O Paquistão está em alerta para ataques desde 16 de dezembro, quando o Taleban paquistanês atacou uma escola na cidade de Peshawar, matando ao menos 145 pessoas --a maioria crianças. 

No país, a maioria da população é sunita. Os xiitas são cerca de um quinto da população paquistanesa. Mais de 800 deles foram mortos em ataques desde o início de 2012 segundo a ONG Human Rights Watch,

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Atentado em mesquita xiita mata 49 no Paquistão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!