Geral

Baixa umidade do ar coloca SP em estado de atenção

Da Redação ·

A Defesa Civil de São Paulo decretou estado de atenção na tarde de hoje por conta da baixa umidade relativa do ar, que está em torno de 30% na cidade. O órgão recomenda que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol até as 17 horas e não pratique exercícios físicos até as 15 horas. A ingestão constante de líquidos é recomendada para evitar a desidratação. O índice de umidade relativa do ar deve subir por volta das 18 horas.

continua após publicidade

A Defesa Civil ainda pede para que as pessoas não coloquem fogo em terrenos baldios e vegetação seca, pois a baixa umidade pode aumentar as chances de incêndio nas pastagens e florestas. Além de destruir a fauna e a flora, o fogo provoca o empobrecimento do solo e pode propagar-se em direção às indústrias, estabelecimentos comerciais e centros urbanos.

continua após publicidade

Nos meses em que ocorrem poucas chuvas é comum que a umidade do ar fique reduzida, o que causa aumento nos níveis de poluentes devido às piores condições de dispersão. Isso propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares, entre outras.