Geral

Boneca da Estrela causa revolta por conotação racista

Da Redação ·
Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

Uma boneca que fazia parte da exposição Mail Art Cupcake Surpresa, parceira do Museu Brasileiro de Escultura (MuBe) e da Brinquedos Estrela, causou revolta nas redes sociais após uma postagem que intitula conotações racistas.

continua após publicidade

O brinquedo intitulado de “Neguinha do Espanador” é devido a boneca ser negra e portar um espanador em sua mão. Ativista do movimento negro Luana Tolentino, diz eu a boneca “fere a dignidade das crianças negras, contribui para a negação do pertencimento racial e a baixa autoestima delas”.

De acordo com o MuBe, todas as bonecas foram pedidas brancas, para que os artistas ou aspirantes ao redor do mundo a costumizassem da forma que entendessem.

continua após publicidade

Mas a boneca só ganhou “fama” após a publicação de uma postagem da usuária Thaty Meneses, que em sua rede social escreveu:

"A legenda da boneca negra diz tudo: ela tem um espanador na mão. É assim que as crianças negras se vêem em todo lugar. Em pleno 2015, é assim que somos representados. Tem pouquíssimas bonecas negras e a maioria delas está estereotipada sim. Apenas uma delas está representada como algo não folclórico ou subserviente. Se não é a Estrela a responsável pela criação das caracterizações, ela é responsável pela curadoria da exposição e deveria saber que é inadmissível essa ‘neguinha do espanador’. Porque ninguém teve o input criativo de caracterizar uma das bonecas brancas como a loirinha do espanador?”

Fonte/ autoria: administradores.com.br