MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

OAB defende juiz boliviano que pediu refúgio ao Brasil

As ameaças contra o juiz boliviano Luis Alberto Tapia Pachi, que pediu refúgio ao Brasil, mobilizaram a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A Associação dos Magistrados Brasileiros analisa hoje o ofício da entidade com o pedido de salvaguarda em favor

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.07.2010, 09:25:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As ameaças contra o juiz boliviano Luis Alberto Tapia Pachi, que pediu refúgio ao Brasil, mobilizaram a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A Associação dos Magistrados Brasileiros analisa hoje o ofício da entidade com o pedido de salvaguarda em favor do boliviano. Se aprovada, a medida pode evitar que a Justiça da Bolívia emita uma ordem de captura internacional contra Tapia.

continua após publicidade

O juiz, de 53 anos, está em Corumbá, Mato Grosso do Sul, e alega sofrer perseguição política por parte do governo de Evo Morales. Tapia tem ordem de prisão decretada a pedido do Ministério Público da Bolívia. Ele investigou um complô para matar Evo no ano passado. O magistrado diz que houve excesso da polícia, que invadiu um quarto de hotel e matou três supostos mercenários estrangeiros. Tapia recusou a transferência do caso para outra jurisdição.

continua após publicidade

O promotor de Justiça de La Paz e novo responsável pelo caso, Marcelo Soza, ameaça pedir a prisão internacional de Tapia. Segundo Soza, o juiz apareceu nas imagens ao lado do ex-líder da União Juvenil Crucenhista David Sejas, também refugiado no Brasil e acusado de envolvimento no complô contra Evo.

Quando rejeitou a determinação da Suprema Corte boliviana de transferir o caso para La Paz, Tapia foi considerado rebelde. O promotor de La Paz intimou o magistrado de Santa Cruz a dar explicações. "Não fui. É questão de hierarquia. Acabei sendo perseguido e quase preso por ordem do presidente Evo Morales", disse o juiz. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "OAB defende juiz boliviano que pediu refúgio ao Brasil"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!