Geral

Qualidade da água nas praias se mantém própria para banho

Da Redação ·
Foto: Arnaldo Alves / ANPr
Foto: Arnaldo Alves / ANPr

A qualidade da água na orla paranaense se mantém própria para banho na maioria dos locais monitorados. Segundo o oitavo boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), os resultados mostram que as condições da água estão impróprias para banho na Ponta da Pita, em Antonina, e no Rio Nhundiaquara e, pela primeira vez nesta temporada, no Rio Marumbi, ambos em Morretes.

continua após publicidade

O monitoramento avalia a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

continua após publicidade

SINALIZAÇÃO

No Litoral, os veranistas podem acompanhar a qualidade das águas nas bandeiras instaladas na orla, em totens eletrônicos e outros serviços do Governo do Paraná.

continua após publicidade

A bandeira de cor vermelha significa que a água está imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direta da sinalização. A azul indica que a água possui boas condições e pode ser aproveitada pelos banhistas.

O IAP orienta para que ao alugar uma casa para passar a temporada no Litoral o veranista verifique se está ligada à rede de esgoto ou se as fossas estão limpas corretamente. Com essas medidas simples os veranistas podem contribuir com a manutenção da boa qualidade da água para banho nas praias.

Os veranistas também podem obter essa informação no site do IAP (www.iap.pr.gov.br) e nos comércios locais.