Geral

Sisu: Candidatos já podem consultar notas de corte

Da Redação ·
Notas estão disponíveis na página do sistema. Para acessá-las, basta clicar em pesquisar vagas e depois no curso desejado - Foto: Divulgação/Governo do Paraná
Notas estão disponíveis na página do sistema. Para acessá-las, basta clicar em pesquisar vagas e depois no curso desejado - Foto: Divulgação/Governo do Paraná

Os candidatos a uma vaga no ensino superior público podem consultar, desde a madrugada desta terça-feira (20), as notas de corte dos cursos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). As notas estão disponíveis na página do sistema. Para acessá-las, basta clicar em pesquisar vagas e depois no curso desejado.

continua após publicidade

Os candidatos que já fizeram a inscrição têm acesso, no boletim pessoal, à classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos inscritos na mesma opção.

Tanto a nota de corte quanto a classificação parcial servem como referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

continua após publicidade

A nota de corte é calculada uma vez por dia, com base nas notas dos candidatos inscritos até o momento. A próxima divulgação será nesta quarta (21), a partir das 2h. A nota é a menor entre os potencialmente selecionados para cada curso de acordo com o número de vagas disponíveis.

O Sisu seleciona candidatos para o ensino superior público com base na nota no Enem. Nesta primeira edição de 2015, são ofertadas 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de ensino superior. Para participar, é preciso ter feito o Enem 2014 e não ter tirado nota 0 na redação.

Inscrições

continua após publicidade

Os estudantes devem ficar atentos aos prazos, pois as inscrições vão até as 23h59 (horário de Brasília) desta quinta-feira (22). As inscrições são feitas na página do Sisu na internet.

Do total de 63 universidades federais, 59 participam do Sisu neste primeiro semestre. Todos os 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e os dois centros federais de educação tecnológica (Cefet) oferecem vagas pelo sistema.

Mais de um milhão de inscritos 

continua após publicidade

Em menos de 24h, o Sisu registrou 1.283.251 inscritos até as 19h de segunda-feira (19). Em 2014, foram 1,05 milhão de inscritos ao fim do primeiro dia de abertura do sistema on-line de inscrições.

De acordo com balanço parcial, São Paulo (SP), com 156.385, é o estado que teve o maior número de inscritos até agora. Em seguida, aparece Minas Gerais, com 156.170 inscritos

continua após publicidade

Cotas

A reserva de vagas conforme a Lei de Cotas (Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012) é implementada gradualmente (12,5% a cada ano, desde 2013), até alcançar o percentual de 50% em 2016.

Este ano, o percentual mínimo a ser reservado pelas instituições para os estudantes de escola pública é de 37,5%. No entanto, do total de 99 instituições federais participantes do sistema (59 universidades e 40 instituições de educação profissional), 68 já reservam 50% ou mais para egressos de escolas públicas.

Confira o total de inscritos por unidade da Federação.