Geral

Inscrições para o Sisu terminam nesta quinta-feira

Da Redação ·
Em cinco anos, número de inscritos no Sisu cresce 3,5 vezes (Arquivo)
Em cinco anos, número de inscritos no Sisu cresce 3,5 vezes (Arquivo)

Os interessados têm até esta quinta-feira (22) para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrer às vagas ofertadas pelas universidades estaduais do Paraná. Os candidatos podem fazer as opções em cursos na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

continua após publicidade

As inscrições devem ser feitas no sisu.mec.gov.br. A partir deste ano, a Unespar aderiu ao Sisu como critério de seleção para todos os seus sete câmpus (Apucarana, Curitiba I, Curitiba II, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória). A instituição disponibiliza 50% do total de vagas existentes neste sistema, exceto para os cursos que exigem Prova ou Teste de Habilidade Específica, como é o caso de alguns cursos do Câmpus Curitiba I (Embap) e Câmpus Curitiba II (FAP).

As vagas que não forem preenchidas pelo Sisu serão repassadas para os candidatos que se inscreveram para a chamada de vagas extraordinárias, obedecendo a ordem de classificação. A outra universidade que aderiu a este sistema de seleção para o ano letivo de 2015 foi a Unicentro. Com isso, 50% das vagas serão preenchidas por alunos participantes do Sisu.

continua após publicidade

A outra metade para os aprovados nos concursos vestibulares (40%) e os participantes do Programa de Avaliação Continuada (10%). A Universidade Estadual do Norte do Paraná aderiu ao Sisu com a oferta de 10% das vagas de cursos de graduação dos câmpus de Cornélio Procópio e Jacarezinho. Letras Português/Espanhol - licenciatura e Pedagogia são os que mais oferecem vagas, ambos com 26 cada. 

Para o ano letivo de 2015, a Unioeste, pioneira entre as instituições estaduais de ensino superior, manteve sua participação no sistema utilizando 50% das vagas dos cursos de graduação disponibilizadas para ingresso pelo Sisu e 50% pelo Vestibular. 

O resultado do Enem foi divulgado no dia 13 no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para ter acesso, os candidatos precisarão do número de inscrição ou do CPF e da senha criada na hora da inscrição. Para se inscrever no Sisu, o candidato precisará apenas de seu número de inscrição e senha cadastrados no Enem 2014.

É necessário que o candidato fique muito atento aos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Esta informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição.