Geral

Terremoto abala ilha indonésia de Sumatra

Da Redação ·
O abalo ocorreu às 05H15 local de quarta-feira (19H15 Brasília de terça)
fonte: Reuters
O abalo ocorreu às 05H15 local de quarta-feira (19H15 Brasília de terça)

Um forte terremoto, de 7,8 graus de magnitude, sacudiu nesta quarta-feira (7) a região da ilha de Sumatra, na Indonésia, ao que parece sem provocar vítimas.

continua após publicidade

O epicentro do tremor, a 46 km de profundidade, foi situado 205 km a noroeste de Sibolga, na costa noroeste de Sumatra, segundo o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS).

continua após publicidade

Já o serviço sismológico da Indonésia informou que o terremoto foi de 7,2 graus de magnitude, com epicentro situado 60 km a sudeste de Sinabang.

continua após publicidade

O abalo ocorreu às 05H15 local de quarta-feira (19H15 Brasília de terça).

O Centro de Monitoramento de Tsunamis do Pacífico emitiu um alerta, mas afirmou que não é esperado um tsunami muito destrutivo.

continua após publicidade

Na Tailândia, o Centro Nacional de Prevenções de Catástrofes emitiu alerta para o litoral: "após o terremoto de 7,8 graus no norte de Sumatra, a 644 km da costa tailandesa, um tsunami é muito provável na região de Andaman".

continua após publicidade

O alerta envolve seis províncias tailandesas com zonas costeiras em Andaman.

Funcionários em Sinabang e na capital Jacarta informaram que até o momento não há relatos de vítimas ou danos materiais importantes.

continua após publicidade

O serviço de energia elétrica foi suspenso em Acehnese, capital da província de Banda Aceh, mas os telefones celulares operavam normalmente.

continua após publicidade

"Nosso pessoal não relatou qualquer dano significativo em Sinabang", disse o chefe local da polícia, Dedi Junaidi.

continua após publicidade

Segundo o correspondente da AFP em Banda Aceh, "as pessoas entraram em pânico e abandonaram suas casas" durante o tremor, que durou cerca de um minuto. "Vi muita gente que mora perto do mar fugindo de motocicleta" com medo de tsunami.

A Indonésia se localiza no "Círculo de Fogo" do Pacífico, onde o encontro de placas tectônicas causa erupções vulcânicas e atividade sísmica.

Um grande tsunami atingiu a Indonésia e outros países no Oceano Índico em 2004, matando cerca de 220 mil pessoas, a maior parte delas na província de Aceh, no norte de Sumatra.

Na Tailândia, o tsunami de 2004 matou 5.400 pessoas e levou à criação de um eficiente sistema de alerta no país.

Em setembro de 2009, um terremoto de 7,6 graus atingiu a parte oeste de Sumatra e matou aproximadamente mil pessoas, segundo estimativas oficiais.