Geral

Grupo do Irã cria regra para corte de cabelo de homens

Da Redação ·

Uma organização iraniana de moda emitiu uma lista de cortes de cabelo culturalmente apropriados para homens, possivelmente indicando novas restrições à aparência do sexo masculino, anos após estritas regras para as mulheres, informou a imprensa local.

continua após publicidade

Ainda que o Ministério da Cultura do Irã não tenha adotado oficialmente os estilos apresentados pela entidade Festival do Véu e do Recato, o grupo afirmou ontem que sua aprovação está em andamento. Essas seriam as primeiras regras para o cabelo masculino no país desde a Revolução Iraniana, em 1979.

continua após publicidade

A roupa e os cortes de cabelo tornaram-se uma postura política visível no Irã desde o início do movimento de reformas, no fim da década de 1990. Muitas jovens desafiam as autoridades, deixando parte do cabelo à mostra, fora do alcance dos véus, e trajando vestidos mais curtos do que o desejado pelas lideranças. Alguns homens usam brincos e cabelos longos.

Até os hábitos para se barbear ganharam um viés político. As barbas são consideradas um símbolo de religiosidade e lealdade aos clérigos no poder, mas muitos homens, incluindo ativistas opositores, fazem a barba regularmente.