Geral

Crise entre Turquia e Israel afeta região, afirma Síria

Da Redação ·

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, afirmou nesta segunda-feira que a crise entre Israel e Turquia pode afetar a estabilidade no Oriente Médio e prejudicar o papel dos turcos nas negociações de paz da região. "Se o relacionamento com Israel Israel não for retomado, será muito difícil para o país participar das negociações", para a retomada do processo de paz no Oriente Médio, disse Assad, que está em visita oficial à Espanha. Isso vai "sem dúvida, afetar a estabilidade na região", disse o líder sírio, que fez as declarações ao lado do primeiro-ministro espanhol José Luis Rodríguez Zapatero.

continua após publicidade

Assad disse que "a causa real" desses retrocessos na estabilidade regional foram os "ataques israelenses", uma referência ao ataque de 31 de maio a navios turcos que levavam ajuda humanitária à Faixa de Gaza e no qual nove ativistas, oito turcos e um norte-americano com cidadania turca, morreram.

continua após publicidade

A Turquia advertiu Israel que cortaria relações com o país a menos que recebesse um pedido de desculpas, mas o Estado judeu respondeu que não se desculparia pelo que entende como um ato de defesa. O governo turco também chamou de volta seu embaixador em Israel, cancelou exercícios militares e fechou seu espaço aéreo para aviões militares israelenses. As informações são da Dow Jones.