MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Videla assume culpa por crimes da ditadura argentina

O ex-general argentino Jorge Rafael Videla, autor do golpe militar que em 1976 instaurou a mais sanguinária ditadura da história da América do Sul, assumiu ontem a responsabilidade pelos crimes cometidos, rompendo seu silêncio desde a volta da democrac

Da Redação

·
 O ex-general é considerado arquiteto do sistema de repressão na Argentina
Icone Camera Foto por www.abola.pt
O ex-general é considerado arquiteto do sistema de repressão na Argentina
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.07.2010, 07:55:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ex-general argentino Jorge Rafael Videla, autor do golpe militar que em 1976 instaurou a mais sanguinária ditadura da história da América do Sul, assumiu ontem a responsabilidade pelos crimes cometidos, rompendo seu silêncio desde a volta da democracia, em 1983. "Assumo minha responsabilidade na guerra interna. Meus subordinados limitaram-se a cumprir minhas ordens", declarou ontem em um tribunal.

continua após publicidade

Videla está sendo julgado desde a semana passada em Córdoba pela acusação de ser o responsável direto de 31 assassinatos e 5 torturas ocorridos nos primeiros nove meses da ditadura nessa província. O ex-general, de 84 anos, é considerado o "arquiteto" do sistema de repressão aplicado pela ditadura, que torturou e assassinou 30 mil civis, além de sequestrar 500 bebês, filhos de desaparecidas políticas.

continua após publicidade

Ele justificou os assassinatos. "Era uma guerra interna. Defendo tudo o que o Exército fez", afirmou, referindo-se à suposta atuação da guerrilha durante seu governo. No entanto, os grupos guerrilheiros haviam sido praticamente debelados em 1975, no fim do governo de Isabelita Perón, um ano antes do golpe.

Analistas afirmaram que, com suas declarações, Videla tenta eximir de culpa os 700 militares e policiais que estão sendo processados na Justiça por graves violações dos direitos humanos durante a ditadura. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Videla assume culpa por crimes da ditadura argentina"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!