Geral

Após seis meses fechada, passarela das Cataratas do Iguaçu é reaberta

Da Redação ·

Foi reaberta nesta segunda-feira (22) a passarela de acesso a Garganta do Diabo, o salto mais famoso das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. A passarela, que fica do lado argentino do atrativo, estava fechada há seis meses.

continua após publicidade

A trilha foi fechada em junho, porque a passarela não resistiu à força das águas causada pelas fortes chuvas que caíram na região e que culminou na maior cheia da história do atrativo. O nível do rio ficou quatro metros acima da passarela por onde os turistas passam. "Sabemos com 18h de antecipação como é que vai estar a vazão aqui nas Cataratas, se há perigo de afetar a estrutura das passarelas nós chamamos os operários. Eles afrouxam os parafusos e deitam a passarela para evitar que troncos de árvores e outras coisas possam danificar a passarela", conta o assessor do parque, Claudio Altamirano.

Na época, o volume de água que normalmente é de 1,5 milhão de litros por segundo, chegou a 46 milhões de litros por segundo. A estrutura da passarela de quase um quilômetro de extensão não resistiu. A reconstrução só começou no mês de setembro.
Segundo o chefe dos parques nacionais argentinos, Carlos Corvalan, há acessos por outras trilhas, mas a passarela é considerada a “cereja do bolo”. Os turistas que visitaram as quedas nesta segunda-feira puderam aproveitar e chegar ainda mais perto das quedas. “Quando fui pegar o táxi para vir para cá, eu estou do lado de Foz do Iguaçu, eles falaram que ia abrir hoje, então, dei sorte. Presente de Natal”, comenta Ricardo Rolim, turista de São Paulo (SP).