MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

MP abre inquérito para investigar compra de caças

O Ministério Público Federal em Brasília instaurou no dia 30 de março inquérito civil público para apurar as negociações em torno da compra dos 36 caças pelo governo brasileiro. A investigação foi pedida pelo procurador José Alfredo de Paula Silva com

Da Redação

·
 A compra ainda não foi formalizada
Icone Camera Foto por aero.jor.br
A compra ainda não foi formalizada
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.04.2010, 14:11:00 Editado em 27.04.2020, 21:05:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério Público Federal em Brasília instaurou no dia 30 de março inquérito civil público para apurar as negociações em torno da compra dos 36 caças pelo governo brasileiro. A investigação foi pedida pelo procurador José Alfredo de Paula Silva com base em representação do cidadão Vinícius Vasconcelos.
 

continua após publicidade

Embora a operação de compra ainda não tenha sido formalizada pelo governo brasileiro, a portaria do Ministério Público que instaurou o inquérito considera que a escolha pelos caças franceses já é uma decisão do governo brasileiro "por critério de política externa".
 

O objeto da investigação, de acordo com a portaria de instauração do inquérito, é preferência do governo brasileiro em "escolher o caça francês Rafale, desprezando as concorrentes Gripen (sueco) e super Hornet (norte-americano), cujas propostas tinham preços menores". Conforme a portaria, ao decidir pelos caças franceses, teria sido desprezado o "princípio da economicidade".
 

continua após publicidade

A compra dos caças ainda terá que ser submetida ao Conselho de Defesa Nacional cuja reunião ainda não foi convocada. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, que está hoje no Rio de Janeiro, terá que apresentar ao Conselho uma exposição de motivos para explicar a opção do governo brasileiro.
 

A apuração do Ministério Público, porém, ainda não foi iniciada. É que o procurador que pediu a investigação está em férias.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "MP abre inquérito para investigar compra de caças"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!