MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

PRI lidera eleições no México, mas sofre duras derrotas

O Partido Revolucionário Institucional (PRI) aparece com vantagem na maioria das disputas para eleger governadores em 12 Estados do México. No entanto, deve perder em pelo menos três de suas bases históricas para uma inédita aliança entre direita e esq

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.07.2010, 09:51:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Partido Revolucionário Institucional (PRI) aparece com vantagem na maioria das disputas para eleger governadores em 12 Estados do México. No entanto, deve perder em pelo menos três de suas bases históricas para uma inédita aliança entre direita e esquerda.

continua após publicidade

Doze dos 14 Estados que tiveram eleições ontem escolheriam governadores, e os resultados preliminares davam a vitória em pelo menos nove deles para o PRI. Em três, a aliança do Partido Ação Nacional (PAN), governista, e do esquerdista Partido da Revolução Democrática (PRD) tinha boas chances de vencer.

continua após publicidade

Os resultados preliminares, divulgados à 1 hora (de Brasília) desta madrugada, previam que o PRI vencesse em Aguascalientes, Chihuahua, Durango, Hidalgo, Quintana Roo, Tamaulipas, Tlaxcala, Veracruz e Zacatecas. O PRI já governava na maioria desses Estados, exceto em Aguascalientes e Zacatecas. Já o PAN e o PRD estavam à frente em Oaxaca, Puebla e Sinaloa, áreas onde o PRI pode perder pela primeira vez em oito décadas.

continua após publicidade

"Sendo realistas, o peso específico do PRI ficou ratificado como a primeira força do país", afirmou ontem Beatriz Paredes, presidente nacional do PRI, à emissora Televisa. O partido tentará retomar a presidência em 2012, após perdê-la no início do século depois de sete décadas à frente do país.

Já o presidente do PAN, César Nava, preferiu enfocar as "vitórias históricas" de sua sigla em bases importantes do PRI. "Estamos tirando deles três Estados importantíssimos, em que o PRI governava havia 80 anos", afirmou Nava, do mesmo partido do presidente Felipe Calderón. Segundo Nava, na campanha presidencial o PAN e o PRD devem se apresentar cada um com seu candidato.

continua após publicidade

Um dos triunfos do PRI ocorreu em Tamaulipas, onde seis dias antes da disputa foi assassinado o candidato do partido, Rodolfo Torre Cantú, provavelmente pelo crime organizado. O PRI acabou escolhendo Egídio Torre Cantú, irmão de Rodolfo, para substituí-lo na disputa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "PRI lidera eleições no México, mas sofre duras derrotas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!