Geral

Sanepar garante qualidade da água em todo o Paraná

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Sanepar garante qualidade da água em todo o Paraná
Sanepar garante qualidade da água em todo o Paraná

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está entre as poucas empresas brasileiras que seguem à risca as regras do Ministério da Saúde no que diz respeito ao controle da qualidade da água. As determinações do que deve ser feito, quando e como estão editadas na Portaria 2914. 

continua após publicidade

No Paraná, 10,4 milhões de pessoas consomem água tratada pela Sanepar. O produto, desde que é captado até chegar na casa dos clientes, passa por um rígido controle, feito pelos laboratórios da própria empresa. A todo momento a água está sendo avaliada. No final do mês chegam a ser computadas mais de 1,645 milhão de análises, colocando a água como o alimento mais bem controlado do mundo. 

Uma boa parte das análises é feita de hora em hora em pequenos laboratórios dentro das estações de tratamento de água. Outra parte é realizada nos laboratórios centrais da empresa, localizados em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel e em outros 77 laboratórios descentralizados. 

continua após publicidade

O gosto e cheiro de cloro garantem a eficácia da ação bacteriológica, e significam uma água livre de contaminações. Os testes de qualidade são feitos também na rede de distribuição. A ação da Sanepar vai até o cavalete de entrada da água. Dentro dos imóveis a responsabilidade é dos proprietários. A Sanepar recomenda a limpeza da caixa-d’água a cada seis meses. 

Para quem tiver interesse em acompanhar a qualidade da água que consome, pode acessar as informações no site da empresa: www.sanepar.com.br, em clientes. Nesse campo também existe a possibilidade de consultar o Relatório Anual da Qualidade da água de todas as cidades atendidas pela empresa, com dados desde 2007.