MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Vacina que protege a mãe e o bebê é ofertada nas unidades de saúde

A partir deste mês, as gestantes devem ser vacinadas contra a difteria, tétano e coqueluche nas unidades de saúde. A dose deve ser aplicada entre a 27ª e 36ª semanas de gravidez. Aproximadamente 156 mil gestantes serão imunizadas no período de um ano. Alé

Da Redação

·
Foto: Valdecir Galor/SMCS
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: Valdecir Galor/SMCS
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.12.2014, 15:09:00 Editado em 27.04.2020, 20:05:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A partir deste mês, as gestantes devem ser vacinadas contra a difteria, tétano e coqueluche nas unidades de saúde. A dose deve ser aplicada entre a 27ª e 36ª semanas de gravidez. Aproximadamente 156 mil gestantes serão imunizadas no período de um ano. 

continua após publicidade

Além de proteger as gestantes, a vacinação pode diminuir a ocorrência de casos e mortes por coqueluche nos recém-nascidos porque também há passagem de anticorpos maternos para o feto. “A coqueluche é uma doença comum nas crianças e adolescentes e se apresenta de forma branda. No entanto, nos bebês pequenos a possibilidade de complicações é alta, podendo causar pneumonia grave e a morte”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. 

O coordenador do Programa Estadual de Imunização, João Luis Crivellaro, enfatiza que as grávidas precisam levar a carteira da gestante para verificar se não faltam outras vacinas a serem aplicadas durante a gravidez como, por exemplo, a que imuniza contra a hepatite B. 

continua após publicidade

Ele explica que a vacinação da gestante não altera o calendário vacinal do bebê, que deve ser imunizado contra a coqueluche aos dois meses de vida, seguindo as orientações da carteirinha de vacinação da criança. 

PROFISSIONAIS – Os profissionais de UTI neonatal e que trabalham diretamente na assistência às gestantes também serão vacinados. Eles serão orientados no próprio local de trabalho. 
 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Vacina que protege a mãe e o bebê é ofertada nas unidades de saúde"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!