Geral

Chegada de tufão deixa população das Filipinas em alerta

Da Redação ·
Mais de 500 mil pessoas já deixaram suas casas; escolas, igrejas e estádios viram abrigos para moradores
Mais de 500 mil pessoas já deixaram suas casas; escolas, igrejas e estádios viram abrigos para moradores

O tufão Hagupit, acompanhado de ventos constantes de 185 km/h e rajadas de até 220 km/h, chegará no domingo às Filipinas, onde 600 mil pessoas já fugiram de seus lares, informaram neste sábado as autoridades. 

continua após publicidade

O último boletim da Agência Meteorológica das Filipinas (Pagasa) detalhou que Ruby, o nome local, se movimenta em direção ao país em uma velocidade de 13 km/h, e chegará à região central na primeira hora do domingo, em vez de hoje, como estava previsto, e levará mais de três dias para atravessar o arquipélago. 

Moradores da cidade de Basey, em Samar, confirmaram à televisão local "ANC" que já há fortes ventos e chuvas intensas, embora o tufão se encontre a 180 quilômetros do litoral oriental filipino.

continua após publicidade

Os meteorologistas preveem, segundo os últimos dados, que Hagupit não seguirá a mesma rota que Haiyan percorreu em novembro de 2013 e deixando 6.300 mortos e milhões de desalojados e desabrigados, mas baterá ligeiramente mais ao norte e castigará primeiro as províncias de Samar Oriental e Samar do Norte.]