MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Regra que aumenta nº de aulas em autoescolas entra em vigor

SÃO PAULO, SP - Entrou em vigor ontem (1º) uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que aumenta de 20 para 25 a quantidade de aulas necessárias para tirar carteira de habilitação.A regra vale para a categoria B (automóveis). Para a categor

Da Redação

·
Foto: arquivo
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.12.2014, 10:44:00 Editado em 27.04.2020, 20:05:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - Entrou em vigor ontem (1º) uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que aumenta de 20 para 25 a quantidade de aulas necessárias para tirar carteira de habilitação.

continua após publicidade

A regra vale para a categoria B (automóveis). Para a categoria A (motos), a quantidade subiu de 15 para 20 aulas. A regra que exige 20% das aulas no período noturno, para ambas as categorias, permanece igual.

A mudança foi definida em junho, quando foi estabelecido o prazo. Mas, apesar da norma federal ser obrigatória, ela não está sendo cumprida no Estado de São Paulo.

continua após publicidade

Segundo o Sindicato das Autoescolas de São Paulo, o Detran-SP não adequou seu sistema eletrônico a tempo e pediu prazo de 40 dias ao Contran para normalizar a situação.

Magnelson de Souza, vice-presidente do sindicato, diz que o candidato que iniciar o processo neste mês continuará fazendo a quantidade de aulas menor no Estado.

Quando a situação for normalizada e o novo número entrar de fato em vigor, ele estima que o custo para tirar a CNH aumente de 10% a 15%.

continua após publicidade

SIMULADOR
A nova exigência de aulas para tirar habilitação foi definida após a polêmica do simulador de direção - máquina que imita um automóvel com um percurso virtual.

Em 2010, o Contran estabeleceu que a quantidade de aulas seria aumentada e que o tempo extra deveria ser cumprido obrigatoriamente no simulador.

O objetivo era aumentar a segurança, para que os futuros motoristas tivessem a primeira prática longe das ruas.
Após vários adiamentos, o obrigatoriedade entrou em vigor em 1º de janeiro.

continua após publicidade

Detrans e autoescolas, porém, reclamaram que havia poucos modelos disponíveis no mercado e que o custo da habilitação iria disparar. Usuários também relataram sentir náuseas no aparelho e parte dos especialistas questionou sua eficácia pedagógica.

Acabaram convencendo o Contran, que tornou o uso do simulador facultativo em junho, liberando os Estados a criar regras locais.

O Rio Grande do Sul foi o único tornar o simulador obrigatório, segundo Souza. Lá, as cinco aulas extras são cumpridas na máquina.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Regra que aumenta nº de aulas em autoescolas entra em vigor"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!