MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Seis municípios integram o Cidade Acessível é Direitos Humanos

Apesar de 14,5% da população brasileira ter algum tipo de deficiência, a falta de acessibilidade nas cidades ainda é uma realidade em todo o país. Com o objetivo de mudar esse panorama, a Secretaria de Direitos Humanos lançou hoje (1º) o projeto Cidade

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.07.2010, 17:14:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Apesar de 14,5% da população brasileira ter algum tipo de deficiência, a falta de acessibilidade nas cidades ainda é uma realidade em todo o país. Com o objetivo de mudar esse panorama, a Secretaria de Direitos Humanos lançou hoje (1º) o projeto Cidade Acessível. Seis municípios brasileiros integrarão a iniciativa.

continua após publicidade

O ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, destacou a importância de se tratar a questão da acessibilidade desde cedo nas escolas.


“Temos 25 milhões de brasileiros que ainda não têm assegurado o direito de ir e vir. O direito à escola, à educação inclusiva é fundamental. O direito à acessibilidade é o direito à diferença. Nossas crianças podem ler, caminhar, mas elas têm que saber que há outras que não [podem]”, destacou.

continua após publicidade

A subsecretária Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Izabel Mayor, destacou o avanço da legislação brasileira. “Quando foi ratificada a convenção da ONU [Organização das Nações Unidas] das pessoas com deficiência, em 2008, o Brasil aderiu à convenção com emenda constitucional. Não podemos desobedecer as normas da legislação e uma delas é a acessibilidade.”

O municípios de Campinas (SP), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Joinville (SC), Rio de Janeiro (RJ) e Uberlândia (MG) foram escolhidos em função das ações de acessibilidade já desenvolvidas. Os municípios servirão de modelo em áreas como transporte, acessibilidade e eliminação de barreiras, saúde, educação, transporte público urbano e habitação.

O prefeito de Joinville, a maior cidade catarinense, com 500 mil habitantes, Carlito Merss, assinou em nome dos demais gestores a adesão ao projeto. "Quando aceitamos o desafio de ser uma das primeiras cidades a ser considerada acessível, sabíamos que estávamos assumindo um compromisso e um desafio. Queremos ser uma referência para o sul do país", destacou.

continua após publicidade

Dos 6 milhões de habitantes do município do Rio de Janeiro, 900 mil têm algum tipo de deficiência. A secretária municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro, Isabel Gimenez, falou da necessidade de adequação da cidade em função dos três grandes eventos mundiais que sediará.

O projeto no Rio de Janeiro começará pela Ilha do Governador onde se concentra o maior número de pessoas com deficiência. Além dos pontos turísticos, o grande problema está no entorno destes espaços. “O Rio de Janeiro é uma cidade de grande visibilidade e que vai sediar a Copa do Mundo, as Olimpíadas e as Paraolimpíadas. Temos necessidade de adequação em todas as áreas. Até 2016 todos os ônibus deverão estar acessíveis, atualmente atinge 5% da frota.”

A representante do Conselho Municipal de Campinas Ida Célia Palermo destacou que as atuais conquistas são mérito da luta das pessoas com deficiência. “O que o Poder Público está fazendo hoje é uma conquista da força do movimento da pessoa com deficiência. A gente faz parte de uma luta que não é apenas para as pessoas com deficiências, mas para toda sociedade”, salientou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Seis municípios integram o Cidade Acessível é Direitos Humanos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!