Geral

Astronautas se preparam para viagem à Estação Espacial neste domingo

Da Redação ·
Foguete Soyuz sendo preparado na última sexta-feira (21) para o lançamento deste domingo (23) (Foto: Divulgação/ESA-S)
Foguete Soyuz sendo preparado na última sexta-feira (21) para o lançamento deste domingo (23) (Foto: Divulgação/ESA-S)

Um novo trio de astronautas será enviado neste domingo (23) para a Estação Espacial Internacional. O americano Terry Virts, da agência espacial americana, a Nasa, o cosmonauta russo Anton Shkaplerov e a astronauta italiana Samantha Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia, a ESA, já estão no Cazaquistão para o lançamento do foguete Soyuz.

A nave espacial tem previsão de decolar as 19h01, horário de Brasília. O voo expresso tem previsão de durar seis horas, entre a partida da Terra e acoplagem.

continua após publicidade

A técnica de voos expressos começou a ser desenvolvida em 2011. Antes, a viagem durava aproximadamente dois dias, já que os foguetes partiam dos Estados Unidos.

Depois que os EUA aposentaram as viagens dos ônibus espaciais, em 2011, a estação foi deslocada para 400 km de altitude, uma órbita que permite um voo mais breve (com um foguete em maior velocidade).

continua após publicidade

A Rússia quer aplicar o novo procedimento em todos os voos para a ISS, no entanto, a agência espacial americana Nasa tem dúvidas sobre alguns aspectos técnicos, como a obrigação de sentar os astronautas durante o voo, deixando-os incapazes de se mover durante a trajetória.