MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Presidente pede apoio popular ao assumir cargo no Quirguistão

Roza Otunbayeva pediu neste sábado (3) o apoio de toda população em seu discurso de posse como presidente do Quirguistão, em meio a maior crise na breve história pós-soviética da república da Ásia Central.   - Nesta complexa transição histórica esp

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.07.2010, 22:50:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Roza Otunbayeva pediu neste sábado (3) o apoio de toda população em seu discurso de posse como presidente do Quirguistão, em meio a maior crise na breve história pós-soviética da república da Ásia Central.

continua após publicidade

- Nesta complexa transição histórica espero o respaldo de todo meu povo, o apoio dos meus correligionários políticos e a compreensão dos opositores.

continua após publicidade

Otumbayeva assumiu a chefia do Estado quirguiz em um período de transição até 31 de dezembro de 2011. A cerimônia de posse ocorreu três semanas depois dos sangrentos confrontos entre quirguizes e uzbeques no sul do país que acabaram com a vida de centenas de pessoas e provocaram a fuga de milhares de refugiados, afetando 400 mil pessoas.

continua após publicidade

- Hoje o Quirguistão vive um dos períodos mais dramáticos de sua história. Infelizmente ocorreram os trágicos eventos nas regiões de Osh e Jalal Abad.

Por causa disso muito sangue de gente inocente foi derramado, disse Otunbayeva, citada pela agência RIA Novosti. A nova chefe de Estado fez um chamado à reconciliação entre os quirguizes e a importante minoria uzbeque, que reside majoritariamente no sul do Quirguistão.

continua após publicidade

- Ao mesmo tempo, todos entendemos perfeitamente que os ferimentos na alma não cicatrizam rapidamente. Há só um remédio: a nobreza e o desejo de reconciliação e concórdia. Somos povos irmãos e viveremos juntos para sempre.

continua após publicidade

As novas autoridades acusaram o entorno do deposto presidente do Quirguistão Kurmanbek Bakiyev, atualmente refugiado em Belarus, de ter organizado e financiado os sangrentos enfrentamentos no sul do país. Otunbayeva prometeu que nos próximos meses, o governo vai oferecer casas a todos aqueles que perderam as suas nos confrontos ocorridos entre 11 e 14 de junho.

continua após publicidade

Em seu discurso de posse, expressou a gratidão de seu país à comunidade internacional e aos países amigos, que desde os primeiros dias ajudam ao Quirguistão e fazem todo o possível por impedir uma catástrofe humanitária. A presidente quirguiz, a primeira mulher que chega à chefia de Estado de um país da pós-soviética Comunidade dos Estados Independentes, destacou em seu discurso a importância das mudanças que experimentará o sistema político do país.

- A partir de hoje Quirguistão começa uma nova fase política. O povo elegeu hoje uma nova base para edificar um Estado independente: o sistema parlamentar.

continua após publicidade

Otunbayeva, de 59 anos, é formada em filosofia e foi ministra das Relações Exteriores. A chefe do Estado quirguiz aludia assim ao plebiscito realizado em 27 de junho no qual, segundo os dados oficiais, 90% dos eleitores aprovou a nova Constituição, que estabelece um sistema parlamentar.

continua após publicidade

Otunbayeva ressaltou que a eleição deste sistema foi uma opção calculada, pois este regime político é o que mais se ajusta à personalidade e às tradições do povo quirguiz. Ressaltou que as novas autoridades estão dispostas a "cooperar construtivamente" com todas as forças políticas do país e que sua política vai atender as "necessidades sociais da população".

A presidente ressaltou que a grande tarefa que enfrenta o Estado quirguiz é elevar seu potencial econômico.

- Temos o propósito de fortalecer a base legislativa para fortalecer a economia liberal, para garantir a propriedade privada e criar as condições para o desenvolvimento inovador da economia.

Otunbayeva disse que chegou o momento de acabar com as políticas contra os direitos dos empresários, as relações de mercado e a atividade privada.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Presidente pede apoio popular ao assumir cargo no Quirguistão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!