Geral

Sanepar incentiva a qualificação de encanadores

Da Redação ·
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em todo o Paraná, a Sanepar contribui para a formação profissional de encanadores. Nesta quinta-feira (20), em Foz do Iguaçu, 25 pessoas, entre profissionais e estudantes do curso de técnico em Edificações aproveitaram esta oportunidade. Eles participaram de um curso gratuito que teve como objetivo qualificar mão de obra para fazer a ligação correta do imóvel à rede coletora pública de esgoto. 

No curso, além de aprender como se faz a ligação de esgoto doméstico dentro das normas técnicas, os encanadores receberam orientações sobre como instalar adequadamente a caixa de gordura, a caixa de passagem, a caixa de inspeção e o Dispositivo Tubular de Inspeção (DTI), indispensáveis para garantir a correta ligação de esgoto. 

Os participantes também são orientados sobre a necessidade de desativar a fossa séptica, fazendo a desinfecção e o devido aterramento. Noções de hidráulica, preservação ambiental, limpeza da caixa-d'água e identificação de vazamentos também fazem parte do treinamento. 

Claudemir Lopes de Souza trabalha há um ano e meio como encanador. Ele faz o curso de técnico em Edificações e trabalha no setor de manutenção da Itaipu Binacional. "Eu quero me aperfeiçoar. Principalmente sobre esgotamento sanitário, como deve ser instalada a caixa de gordura, a coleta e o tratamento. Eu não tinha este conhecimento". 

LIGAÇÃO CORRETA - O treinamento é realizado sempre que a empresa finaliza obras de ampliação de rede de esgoto nos municípios. O gerente regional da Sanepar Luiz Carlos Medeiros ressalta a importância da execução adequada. "Uma ligação feita corretamente evita problemas como o refluxo de esgoto e o mau cheiro," diz. 

Somente em Foz do Iguaçu, mais de mil clientes já podem executar a ligação. A maior parte está concentrada nos bairros próximos à Vila C. Também estão em execução obras nas cidades de Santa Terezinha do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu e Medianeira. 

continua após publicidade