MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Profissionais de saúde são capacitados para confecção de próteses dentárias

A Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com quatro universidades estaduais, está promovendo um curso de atualização técnica para a confecção de próteses dentárias. O treinamento é inédito no Paraná e visa ampliar o número de dentistas capacitados para

Da Redação

·
Foto: UEPG
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: UEPG
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.11.2014, 17:53:00 Editado em 27.04.2020, 20:05:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com quatro universidades estaduais, está promovendo um curso de atualização técnica para a confecção de próteses dentárias. O treinamento é inédito no Paraná e visa ampliar o número de dentistas capacitados para oferecer o serviço nas unidades de saúde.

Na Universidade Estadual de Ponta Grossa, a turma está no terceiro e penúltimo módulo do curso. Já nas universidades estaduais de Londrina (UEL) e do Oeste do Paraná (Unioeste - Cascavel) as aulas foram iniciadas nesta semana. Ao todo, 92 profissionais de saúde participam desta primeira fase do curso. Em 2015, a capacitação beneficiará dentistas da região Noroeste através de parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Atualmente, pacientes de pequenos municípios têm que se deslocar para grandes centros em busca da confecção dessas próteses pela rede pública de saúde. O serviço geralmente é oferecido apenas em centros de especialidades odontológicas, que atuam como referência de atendimento para diversas cidades.

Segundo o coordenador estadual de Saúde Bucal da secretaria estadual da Saúde, Léo Kriger, o treinamento faz parte da estratégia de fortalecimento das estruturas de atendimento dos municípios. “Além do curso, oferecemos todos os equipamentos necessários para que o profissional desenvolva o trabalho na própria unidade de saúde. Com isso, o dentista sai preparado para atender as principais necessidades da população local”, ressaltou.

O kit entregue aos dentistas é composto por 20 itens de uso permanente. Eles são utilizados nas etapas clínicas de confecção, como moldagens, registros de medidas, prova dos dentes e ajustes da prótese. “Todo o processo leva em torno de cinco sessões. Por isso, a ampliação da oferta desse serviço facilita a vida de quem precisa da prótese”, explica Kriger.

Desde 2013, o Governo do Estado já entregou aos municípios 120 kits para confecção de próteses dentárias. Para 2015 já está prevista a aquisição de mais 200 conjuntos de equipamentos.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Profissionais de saúde são capacitados para confecção de próteses dentárias"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!