MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Governo oferecerá vacina contra coqueluche para gestantes

BRASÍLIA, DF - A partir deste mês, o Ministério da Saúde introduziu a vacina contra coqueluche para as gestantes nos 35 mil postos de saúde da rede pública.A inclusão da vacina dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular) foi definida em setembro do ano

Da Redação

·
Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.11.2014, 16:48:00 Editado em 27.04.2020, 20:05:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF - A partir deste mês, o Ministério da Saúde introduziu a vacina contra coqueluche para as gestantes nos 35 mil postos de saúde da rede pública.

continua após publicidade

A inclusão da vacina dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular) foi definida em setembro do ano passado, com o objetivo de imunizar indiretamente os bebês. Até dezembro, a intenção é vacinar 484,1 mil gestantes.

Até então, a grávida tomava três doses da vacina contra difteria e tétano. Agora, ela deve tomar duas doses dessa vacina e a terceira passa a ser a dTpa. Profissionais de saúde que atuam em maternidades e UTIs neonatais também receberão a vacina.

continua após publicidade

Para o ministério, crianças pequenas são as mais vulneráveis por ainda não terem completado o esquema básico de vacinação, com as três primeiras doses. Nas crianças, a primeira dose da vacina acontece aos dois meses de idade; a segunda aos quatro meses e a terceira aos seis meses. Posteriormente são dados dois reforços: aos 15 meses e um aos quatro anos de idade.

Por isso, vacinar as mães pode evitar um canal de transmissão ao bebê e ampliar a imunidade da criança.

Entre 2007 e 2013, 87,2% dos casos de coqueluche ocorreram em menores de seis meses. No ano passado, foram 110 óbitos em decorrência da doença. uma comprovação da efetividade da vacina: depois que ela está completa, reduz muito a possibilidade de a criança ter coqueluche", disse nesta segunda-feira (17) Jarbas Barbosa, secretário de vigilância em saúde.

continua após publicidade

A vacinação das gestantes já acontece em diversos países, como Estados Unidos, Alemanha e França.

"Com essa medida, a gente espera estar diminuindo no próximo ano a ocorrência desses casos em menores de 6 meses de idade. Isso não dá proteçãopermanente ou prolongada [à criança]. É importante a mãe saber que vai transferir anticorpos para o bebê, mas não há alteração do esquema de vacinação da criança", destacou Barbosa.


CALENDÁRIO

continua após publicidade

A indicação é que a gestante seja vacinada a partir da 27ª até a 36ª semana de gravidez, podendo ser administrada até 20 dias antes da data provável do parto. "Se tomar a vacina na véspera ou no dia do parto, não dá tempo de a mãe produzir anticorpos", acrescentou o secretário. Mulheres grávidas devem tomar uma dose da dTpa em cada gestação.

Em 2015, o público-alvo são 2,9 milhões de gestantes, além dos profissionais de UTIs neonatais e maternidades. Foram adquiridas 4 milhões de doses, com um custo de R$ 87,2 milhões. "São recursos extremamente importantes para que a gente possa participar desse esforço de controle da coqueluche e do impacto que tem sobre os bebês", disse o ministro Arthur Chioro (Saúde).

"É por conta do aumento de casos nos últimos quatro anos, em todo o mundo, que vamos ter mais uma estratégia de proteção contra coqueluche para os nossos bebês", disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Governo oferecerá vacina contra coqueluche para gestantes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!