Geral

São Paulo é a sexta pior em pesquisa sobre trânsito em 20 cidades

Da Redação ·
 Trânsito piorou nos últimos três anos segundo a maioria dos entrevistados
fonte: BBC Brasil
Trânsito piorou nos últimos três anos segundo a maioria dos entrevistados

São Paulo é a sexta cidade com o pior trânsito na percepção dos usuários de transportes, de acordo com uma pesquisa global realizada em vinte cidades.
 

continua após publicidade

A primeira edição da pesquisa IBM Commuter Pain (Sofrimento dos Usuários do Transporte, em tradução-livre) entrevistou 8.192 motoristas.

continua após publicidade

A maioria dos entrevistados disse que o trânsito piorou nos últimos três anos.

A cidade com pior tráfego é a capital chinesa, Pequim, seguida pela Cidade do México, Johanesburgo, Moscou, Nova Déli e São Paulo.
 

continua após publicidade

Já a cidade com as melhores condições de trânsito foi Estocolmo, na Suécia, seguida por Melbourne, na Austrália

.

A pesquisa considerou elementos como tempo gasto no transporte e em congestionamentos, se o trânsito piorou, se dirigir causa stress, e se os problemas no tráfego afetam o trabalho.

continua após publicidade

Em São Paulo, 61% dos entrevistados disseram que o trânsito está “um tanto” ou “muito” pior nos últimos três anos, tornando a cidade uma das sete mais problemáticas do mundo, segundo a IBM.

continua após publicidade

Pequim

continua após publicidade

Dos mais de oito mil motoristas ouvidos, 31% já passaram pela situação de simplesmente desistir de ir ao trabalho e voltar para casa por causa do trânsito.

Em Moscou, na Rússia, motoristas relataram congestionamentos de cerca de 2,5 horas como os piores que enfrentaram nos últimos três anos.

continua após publicidade

A grande maioria dos moradores de Pequim (95%), cidade que lida com o que a pesquisa considerou o pior trânsito do mundo, disse que o problema afeta sua saúde negativamente.
 

Com uma classe média em rápido crescimento, o número de novos carros registrados nos primeiros quatro meses de 2010 em Pequim subiu 23,8%, segundo o serviço municipal de impostos.
 

Apesar disso, a cidade teve o maior número de pessoas (48%) dizendo que o trânsito melhorou nos últimos três anos, o que reflete importantes iniciativas para melhorar o sistema de transporte da cidade de acordo com a pesquisa.
 

“Soluções tradicionais – construir mais avenidas – não serão suficientes para superar o aumento no trânsito nessas cidades que se desenvolvem rapidamente, e por isso soluções múltiplas precisam ser usadas para prevenir uma falência dos sistemas de transportes”, disse Naveen Lamba, coordenador de “transporte inteligente” da IBM.
 

A gigante de informática disse que os resultados da pesquisa serão usados para a busca de novas soluções de administração do tráfego, como pedágios automáticos, previsões de congestionamento em tempo real e planejamento inteligente de rotas.