Geral

Segunda rodada contra HPV atinge 45% do público-alvo

Da Redação ·
Foto: Manuella Brandolff/ Palácio Piratini
Foto: Manuella Brandolff/ Palácio Piratini

BRASÍLIA, DF - Desde setembro, quando teve início a segunda rodada de imunização contra o HPV, 2,2 milhões de meninas de 11 a 13 anos foram vacinadas em todo o país, o que corresponde a 45% do público-alvo estimado (4,9 milhões).

continua após publicidade

A meta do Ministério da Saúde é atingir ao menos 80% desse universo. Na etapa inicial, o percentual alcançado foi de 96%. O objetivo da vacinação é evitar o câncer de colo de útero.

Os números foram divulgados nesta terça-feira (11) pela pasta e indicam uma diminuição no ritmo de vacinação contra o vírus HPV. Introduzida em março deste ano no SUS, a vacina tem três doses: a segunda é dada seis meses após a primeira; a terceira, cinco anos depois. Só com a primeira, a menina não é imunizada.

continua após publicidade

Em abril deste ano, um mês após iniciada a vacinação, 3,4 milhões de garotas já haviam recebido a vacina (70% do público-alvo). Para o ministério, a meta desta segunda dose também será alcançada.

A pasta pondera que, historicamente, a segunda dose tem ritmo diferente da primeira. Além disso, ao contrário da primeira etapa, a vacinação atual ocorre majoritariamente nos postos de saúde --a vacina agora faz parte do calendário nacional de imunização do SUS.

No início deste ano, a imunização ocorreu de forma maciça nas escolas, que firmaram parceria com o Ministério da Saúde.