Geral

Demanda de candidatos à primeira habilitação deve crescer 30%

Da Redação ·
Foto: Detran-PR
Foto: Detran-PR

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) já se prepara para o aumento na procura por exames práticos de direção, que historicamente acontece entre dezembro e março. A expectativa é que o número de candidatos à primeira habilitação no período seja 30% maior em todo o Estado. Só em Curitiba, o número de processos de habilitação abertos deve subir dos atuais 500 por dia para 700.

O diretor-geral do Detran, Marcos Traad, explica que o movimento cresce muito no final do ano, já que as pessoas aproveitam o período de férias e o décimo terceiro salário para fazer as aulas práticas para primeira habilitação, alteração ou inclusão de categoria. “Pensando nisso, o Detran já realiza mutirões e aumentou o número de examinadores em algumas cidades. Só em 2014, foram 5.272 exames feitos durante mutirões e mais 13.104 nos reforços de examinadores”.

Traad lembra que as cidades que registram maior procura no período são Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Campo Largo e Araucária.

ESTRUTURA – Desde 2011 o Governo do Paraná investiu na formação de 92 novos instrutores e 83 examinadores de trânsito e, também, na oferta de exames extras de direção, em mutirões nos fins de semana ou com apoio operacional nas cidades com maior demanda. Com isso, o Detran realizou mais de 3,5 milhões de testes entre janeiro 2011 e outubro de 2014. O tempo de espera dos candidatos, que no final de 2010 somava 50 dias, hoje é, em média, de 15 dias. 

Diariamente, por meio de amostragem, a Assessoria de Assuntos Operacionais do Detran monitora e analisa a agenda de exames das unidades do Departamento no Estado. O objetivo é identificar a necessidade de providenciar atendimento nos fins de semana ou de reforço no número de examinadores. 

Em Curitiba, nesta semana e na próxima, serão ofertados 1,2 mil exames extras de direção com apoio operacional e reforço no número de examinadores. Os agendamentos são feitos diretamente pelos Centro de Formação de Condutores. 

continua após publicidade