Geral

Semana de Arte-Educação começa nesta terça-feira

Da Redação ·
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Semana de Arte-Educação, que antecede a programação da Virada Cultural Paraná 2014, começa nesta terça-feira (11) nas oito cidades participantes. Até o dia 14, os moradores de Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Paranavaí, Toledo, São José dos Pinhais e Umuarama vão participar de atividades que usam a linguagem da arte para falar sobre trânsito e mobilidade. 

A parceria entre Secretaria de Estado da Cultura, Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e municípios vai trazer teatro, música, dança, exposições de pinturas e fotografias, rodas de debates, palestras, blitz educativas e outras ações. São mais de 400 atividades programadas com objetivo de provocar o debate sobre a importância de melhorar a convivência entre motoristas, pedestres e ciclistas. 

“Percebemos que usar diferentes linguagens e formas de expressão para abordar um tema importante como o trânsito tem um grande impacto. Com arte e cultura conseguimos chegar a um grande número de pessoas e trabalhar na mudança do comportamento coletivo”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. 

De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, a preocupação é divulgar a mensagem educativa de forma lúdica e eficaz. “São centenas de atrações gratuitas, em todas as áreas, ampliando o acesso da população a atividades culturais de qualidade”, destaca ele. 

CRIANÇAS – Em 2014, a Semana de Arte-Educação leva a todas as cidades-sedes da Virada Cultural o Teatro de Bonecos Gigantes, que vai apresentar adaptações de clássicos infantis com conceitos de educação no trânsito. O projeto é realizado pela Cia dos Ventos, especializadas neste tipo de ação teatral. 

Atores e artistas de cada município foram capacitados para manipular os bonecos, que serão doados às prefeituras ao fim da semana para serem usados em outras atividades. O projeto contou com workshop de interpretação, oficina de manipulação e ensaios. 

“Desde cedo é preciso pensar na formação do cidadão consciente, que inclui os direitos, obrigações e até sua conduta no trânsito. O teatro de bonecos gigantes é diferente e uma forma de chegar às crianças que podem ser multiplicadoras de boas práticas para outros integrantes de suas famílias”, explica o Coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Juan Ramon Soto Franco. 

PROGRAMAÇÃO – Em Foz do Iguaçu, as apresentações dos bonecos vão acontecer em diferentes espaços. Na terça-feira (11), os gigantes estarão no Centro de Convivência Leonel Brizola. Nos dias seguintes eles passam pelo Centro Francisco Buba e no Érico Verissimo, sempre às 10h. O encerramento das apresentações será na Praça da Bíblia, no dia 14, às 20h. 

Em Francisco Beltrão, estão programadas oficinas de aprendizagem de respeito no trânsito e blitz educativas em diversos pontos da cidade. Na quinta-feira (13), um passeio ciclístico vai sair do calçadão central com destino ao Parque de Exposições Jayme Canet Jr, às 18h30. Peças de teatro para crianças, adolescentes e adultos também fazem parte da programação. 

Os moradores de Guarapuava podem acompanhar o crescimento da cidade na exposição Revisão Histórica da Evolução do Trânsito, que abre para visitação na terça-feira (11), na Casa Benjamin Teixeira, das 14h às 17h. Na quarta-feira (12), tem mesa redonda sobre trânsito e mobilidade urbana na Casa da Cultura e palestra sobre cicloativismo na Unicentro. 

Em Maringá, intervenções artísticas serão feitas durante todo o dia em diferentes cruzamentos importantes da cidade. No dia 11, o projeto Sorrindo no Trânsito estará na Avenida Brasil, com a Rua Vereador Basílio Saltchuk. Nos dias seguintes, intervenções acontecerão na Avenida Brasil, com a Rua Piratininga; Avenida Cerro Azul, com a Avenida JK; e Avenida Horácio Racanello, com a Avenida Herval. 

Paranavaí preparou uma série de apresentações teatrais com o tema trânsito. Na terça-feira (11), às 15h, a peça “Quem tem medo de radar” acontece na Rua Manoel Ribas. No dia 12, no mesmo horário, a apresentação “Pare, Olhe e Respeite”, poderá ser acompanhada pelo público na Rua Pernambuco. No dia 14, a partir das 10h, tem Música no Semáforo. 

Em São José dos Pinhais, do dia 11 a 13, tem oficina de teatro invisível, com ênfase na mobilidade urbana, na Escola da Cultura, das 9h às 12h. De 11 a 16, acontece a exibição de videoarte MobMobMob, no mesmo local. No dia 14, das 18h30 às 20h, tem Musicoterapia para serenidade no trânsito, também na Escola da Cultura. 

Toledo receberá durante toda a semana a intervenção cultural de sombras, em colégios, feiras, centros da juventude e terminais de transporte coletivo. Ônibus, empresas e lojas da cidade receberão ainda intervenções poética e musical. Palestras sobre trânsito também estão previstas para as mesmas datas. 

Em Umuarama, no dia 12, tem apresentação de curtas com a temática de educação de trânsito, no teatro do Centro Cultural Vera Shulbert, em diversos horários. No mesmo dia, às 9h, tem caminhada Respeite o pedestre, com saída da Praça Miguel Rossafa, até a Praça Santos Dumont. No dia 14, pela manhã e à tarde, haverá intervenção educativa na faixa de pedestres da Avenida Brasil com a Rua Piúna. 

SAIBA MAIS – A Virada Cultural Paraná 2014 é uma realização do Governo do Paraná, por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e Departamento de Trânsito do Estado (Detran), e conta com o apoio do Sesc-PR, Sesi-PR, TV éParaná, Sanepar e prefeituras. 
 

continua após publicidade