Geral

Publicidade infantil é tema de redação do Enem neste domingo

Da Redação ·
Ensino médio tem que fazer sentido para o jovem, diz presidente do Consed - Foto - Arquivo/Imagem ilustrativa
Ensino médio tem que fazer sentido para o jovem, diz presidente do Consed - Foto - Arquivo/Imagem ilustrativa

BRASÍLIA, DF - "Publicidade infantil em questão no Brasil". Esse é o tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2014, conforme informou o Ministério da Educação (MEC).

Na tarde deste domingo (9), milhões de candidatos voltam aos locais de aplicação da prova, e respondem questões de matemática e linguagem, além da redação.

No ano passado, o tema escolhido pelo Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem, foram os "efeitos da implantação da lei seca no Brasil".

CORREÇÃO
Não houve mudanças nos critérios de correção do texto. Assim como em 2013, uma redação seguirá para um terceiro corretor quando a nota dada pelos dois anteriores diferir em ao menos 100 pontos. A nota da redação varia entre 0 e 1.000.

Outra possibilidade era uma diferença superior a 80 pontos em alguma das competências avaliadas - como domínio da escrita formal e interpretação de informações. Se a nota do terceiro corretor for equidistante dos anteriores, o texto segue para uma banca de especialistas, instância máxima de análise da prova.

No ano passado, diante da divulgação de redações com trecho de hino de futebol e receita de miojo, o Inep definiu que seria zerado texto "que apresente parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto", o que continua valendo. Textos com até 7 linhas também continuam a receber nota zero. Neste ano, também será permitido que um estudante que cometeu um erro isolado de ortografia possa tirar nota máxima na prova. 

continua após publicidade