MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Entidade analisa qualidade da água do segundo volume morto

SÃO PAULO, SP - A entidade de defesa dos consumidores Proteste iniciou nesta semana uma coleta de amostras para analisar a qualidade da água na capital paulista.O objetivo, segundo a Proteste, é checar se a água fornecida pela Sabesp aos consumidores mant

Da Redação

·
Foto: Divulgação
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.11.2014, 11:03:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - A entidade de defesa dos consumidores Proteste iniciou nesta semana uma coleta de amostras para analisar a qualidade da água na capital paulista.

continua após publicidade

O objetivo, segundo a Proteste, é checar se a água fornecida pela Sabesp aos consumidores mantém os padrões de qualidade depois que a empresa passou a usar o segundo volume morto reserva abaixo do nível de captação das represas.

Alguns especialistas desconfiam que essa reserva possa ser imprópria para o consumopor ficar nas áreas mais profundas dos reservatórios. Outros dizem que são necessários mais produtos químicos no tratamento.

continua após publicidade

Parte dos consumidores, com receio desde o uso do primeiro volume morto, até mudaram seus hábitos.

A coleta de amostras será feita na casa de consumidores escolhidos pela Proteste aleatoriamente, em todas as regiões da cidade, abastecidos pelo sistema Cantareira. A análise, que mede a presença de metais pesados ou de coliformes, por exemplo, deve levar cerca de 20 dias.

Em julho, depois que a Sabesp passou a usar a primeira cota do volume morto no abastecimento, análises feitas pela Proteste com a mesma metodologia não indicaram alteração na qualidade.

continua após publicidade

CARTILHA

A Proteste também lançou uma cartilha para orientar os consumidores sobre seus direitos durante a crise da água.

A publicação on-line está disponível no site da entidade e pode ser baixada gratuitamente.

continua após publicidade

Ela aponta, por exemplo, que o Código de Defesa do Consumidor assegura o direito de saber com antecedência em que períodos haverá interrupção do abastecimento de água.

Também há informações sobre como garantir a qualidade da água eventualmente adquirida de fornecedores particulares, como caminhões-pipa, em caso de racionamento.

Ainda lista medidas individuais e coletivas que podem ser adotadas para evitar os transtornos da estiagem.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Entidade analisa qualidade da água do segundo volume morto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!