MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

PE teve 12 escolas destruídas e 62 danificadas por chuva

Levantamento parcial da Secretaria de Educação de Pernambuco aponta que 12 escolas estaduais e municipais foram destruídas e outras 62 ficaram danificadas, afetando pelo menos 45 mil alunos na área mais castigada pelas chuvas e enchentes no Estado. Som

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.07.2010, 08:08:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Levantamento parcial da Secretaria de Educação de Pernambuco aponta que 12 escolas estaduais e municipais foram destruídas e outras 62 ficaram danificadas, afetando pelo menos 45 mil alunos na área mais castigada pelas chuvas e enchentes no Estado. Somente em Água Preta, na zona da mata, 14 escolas municipais foram atingidas pelas águas: quatro foram totalmente destruídas, quatro parcialmente destruídas e seis danificadas. Pelo menos 3,5 mil alunos estão sem sala de aula.

continua após publicidade

"Nós vamos dar um jeito, não vamos deixar estas crianças sem estudo e sem merenda", afirmou a secretária municipal de Educação, Albertina Melo, ao frisar que, no atual quadro de tragédia que vive o município, a escola funciona como um porto seguro, capaz de dar estabilidade e também apoio e alimentação para as crianças.

continua após publicidade

Ela aponta três possibilidades emergenciais que poderão ser adotadas depois de discussão com a prefeitura: adoção de um horário intermediário (reduzido para três horas) nas escolas não atingidas, que poderiam ceder suas salas para parte dos que ficaram sem sala de aula; fazer, temporariamente, do clube municipal uma grande escola; e construir escolas modulares, pré-fabricadas.

continua após publicidade

Segundo a secretária executiva de educação do Estado, Margareth Zaponi, o número (parcial) de alunos prejudicados deverá crescer muito, quando for regularizada a comunicação com os 39 municípios mais afetados - 12 em situação de calamidade pública (caso de Água Preta) e 27 em estado de emergência. Das 195 escolas estaduais da região alvo das enchentes, 50 foram atingidas - sete destruídas e 43 danificadas - prejudicando 38 mil alunos.

Ela acredita que, se as condições climáticas não provocarem mais tragédias, que o ano letivo não será estendido para 2011. Sua preocupação maior é com as cidades que tiveram escolas completamente destruídas. "Teremos que esperar a demarcação da nova parte da cidade a ser construída para identificar onde ficará a escola, para só então as obras serem iniciadas", afirmou. Sem chuva, disse Zaponi, é possível construir galpões pré-fabricados para atender aos alunos enquanto as novas escolas ficam prontas. "Temos que agir rápido."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "PE teve 12 escolas destruídas e 62 danificadas por chuva"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!