Geral

Universidades estaduais ofertam em torno de 10 mil vagas em 330 cursos

Da Redação ·
Foto: Sérgio Rodrigo/ Tribuna do Norte
Foto: Sérgio Rodrigo/ Tribuna do Norte

Está aberta a temporada dos vestibulares de Verão 2015 nas universidades estaduais do Paraná. São ofertadas aproximadamente 10 mil vagas em 330 cursos. Os mais concorridos são Medicina, Engenharia Civil e Direito. 

Das sete universidades, quatro realizam o processo seletivo neste mês e o restante em dezembro. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) aplicou a prova de conhecimentos gerais, referente à primeira etapa do vestibular, no último domingo (2) e a segunda etapa está prevista para 1 e 2 de dezembro. 

Os demais vestibulares de Verão das universidades estaduais acontecerão em 23 e 24 de novembro, com três universidades aplicando provas nos mesmos dias – a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). 

O resultado dos aprovados para a segunda fase da UEL será divulgado em 13 de novembro. A instituição de Londrina foi a que mais recebeu inscrições entre as estaduais, com 21.619 candidatos. Cerca de 9 mil devem passar para a segunda fase do vestibular que acontecerá nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro. Nesta etapa serão realizadas as provas de Línguas, Literatura e Redação, Conhecimentos Específicos e Habilidades Específicas (apenas para alguns cursos). 

UNIOESTE – Para o vestibular 2015, a Unioeste teve 11.184 inscritos para 2.456 vagas divididas em mais de 30 cursos. Destas vagas, 50% serão destinadas à seleção pelo vestibular tradicional e metade pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As provas do serão realizadas nas cidades onde a Unioeste tem câmpus: Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo. O resultado será divulgado em 19 de dezembro. 

UNESPAR – A mais nova Instituição Estadual de Ensino Superior do Paraná, a Unespar, realizará seu primeiro vestibular unificado. O concurso somou mais de 6 mil inscritos, que disputarão as 1.765 vagas ofertadas em 67 cursos. O mais concorrido é o Bacharelado em Cinema e Vídeo do campus de Curitiba II, com 11,47 candidatos por vaga, seguido do curso de Administração, do campus de Paranaguá, com 10,22 candidatos por vaga. 

Além da prova de conhecimentos gerais, alguns cursos exigem provas de habilidades específicas. Estes testes serão feitos em 12, 13 e 14 de novembro para o campus de Curitiba I (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) e em17, 18 e 19 de dezembro para o campus de Curitiba II (Faculdade de Artes do Paraná- FAP). O resultado dos aprovados será divulgado em 7 de janeiro de 2015. 

UENP – Já na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), a novidade é o curso de Odontologia, recém-criado, que oferta 40 vagas. A instituição é a quarta universidade que mais oferece vagas. Serão mais de 5 mil candidatos para 1.440 vagas. As maiores concorrências na instituição referem-se aos cursos de Direito, Medicina Veterinária, Educação Física e Odontologia. O lista dos aprovados será divulgada em 22 de dezembro. 

UNICENTRO – Uma das últimas universidades a encerrar o prazo de inscrições entre universidades estaduais foi a Unicentro. A instituição do Centro-Oeste oferece 484 vagas no próximo vestibular para os 37 cursos. As provas serão em 30 de novembro e 1 de dezembro, em Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis. A Unicentro e a Unioeste divulgarão a lista com dos aprovados em 19 de dezembro. 

UEM – Entre 7 e 9 de dezembro, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) aplicará as provas do Vestibular Verão 2015. A instituição é a segunda universidade que mais teve inscrições, perdendo só para UEL, com mais de 16 mil candidatos para 1.514 vagas disponíveis nos 69 cursos presenciais. 

Das vagas ofertadas, 20% são reservadas para o sistema de cotas sociais, que beneficia candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental e médio em instituição pública, de famílias de baixa renda, entre outros critérios. O total de candidatos cotistas é de 3.059. O resultado será divulgado no dia 22 de dezembro. 

UEPG – A última universidade a realizar as provas de Vestibular de Verão 2015, e também a divulgar o resultado, é a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com as provas em 14 e 15 de dezembro. A instituição dos Campos Gerais teve quase 9 mil inscritos para 740 vagas, das quais 50% são disponibilizadas para o concurso de inverno. O resultado do vestibular será divulgado até 16 de janeiro de 2015. 

OUTRAS FORMAS DE INGRESSO – Atualmente, há várias oportunidades de ingresso em uma universidade pública. Além dos testes de seleção das próprias instituições, que são muito concorridos, os candidatos têm a opção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que acontecerá neste sábado (8) e domingo (9). Outra forma de disputar as vagas é pelo sistema de cotas (social e racial). As Instituições Estaduais de Ensino Superior adotaram o sistema de cotas de maneira diferenciada para cada universidade. 

UEL: 40% das vagas são direcionadas para candidatos de escolas públicas e, destas, 50% para candidatos que se autodeclararem negros (provenientes de escolas públicas). 

UEM: 20% das vagas do Concurso Vestibular são destinadas, em cada curso e turno, aos candidatos que optam pelo Sistema de Cotas Sociais. 

UEPG: 40% das vagas são para estudantes de escola pública; 10% são para negros oriundos de escolas públicas; 50% para o restante (não optantes pelo sistema de cotas). 

UENP: 10% das vagas para as notas do Enem. 

Unioeste: 50% das vagas pelo Sisu e metade destas para alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. 

Unicentro: 50% das vagas pelo Sisu e, destas, 20% para alunos de Instituições Públicas de Ensino. 

Unespar: 50% das vagas pelo Sisu 

continua após publicidade