MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Deputados aprovam proposta de prorrogar eleições de diretores das escolas

A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (4), por 33 votos a 13, a proposta do Governo do Estado de prorrogar para 2015 a eleição de diretores das escolas estaduais do Paraná. A proposta também é de, neste período, discutir com a sociedade mudan

Da Redação

·
Secretário da Educação, Paulo. Foto: Hedeson Alves
Icone Camera Foto por Reprodução
Secretário da Educação, Paulo. Foto: Hedeson Alves
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.11.2014, 19:31:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (4), por 33 votos a 13, a proposta do Governo do Estado de prorrogar para 2015 a eleição de diretores das escolas estaduais do Paraná. A proposta também é de, neste período, discutir com a sociedade mudanças no processo de escolha dos dirigentes, para fortalecer a gestão democrática, a autonomia das escolas e, ainda, para adequar a legislação ao Plano Nacional de Educação.

A decisão de alteração da lei, agora aprovada pelos deputados, atende a solicitação de professores que tiveram em 2014 um ano letivo comprometido por vários eventos. Os diretores têm receio de que, neste momento, o processo de escolha prejudique os trabalhos pedagógicos.

CALENDÁRIO - A eleição estava prevista para 26 de novembro. “Copa do Mundo, paralisação de professores e enchentes em algumas regiões do Paraná foram eventos que comprometeram muito o calendário escolar”, afirmou o secretário estadual da Educação, Paulo Schmidt. Ele também afirma que outra questão a ser revista na nova lei é a coincidência, hoje existente, entre eleições nas escolas e eleições gerais no País.

DIÁLOGO - Nos últimos meses, o secretário participou de reuniões nos Núcleos Regionais de Educação e conversou com quase todos os diretores das 2.500 escolas do Estado e também das escolas especiais conveniadas. As sugestões e reclamações serão consideradas no novo modelo de eleição e de gestão escolar que será debatido.

“É um início de uma discussão para alterações na lei, pela continuidade do processo como está, ou pela mudança. Precisamos ouvir a comunidade, pois quando a lei foi feita a comunidade não foi ouvida”, disse o diretor do Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba, Edson Martins.

A diretora do Colégio Estadual José Guimarães, de Curitiba, Maria Lúcia Fagundes Rosseto, defende o processo democrático das eleições, mas apoia a alteração na lei.

“A comunidade escolar é que tem que decidir pela continuidade de um diretor ou não, por isso eu concordo com a revisão na lei. Em diversas escolas a comunidade quer a continuidade do trabalho do diretor”, contou Maria Lúcia.

FORTALECER - Para o secretário Schmidt, nenhuma área avança sem boas lideranças, e o Governo quer com a revisão da lei fortalecer o papel dos diretores, que nos últimos anos assumiram novas responsabilidades. Além disso, a ideia é melhorar o controle social da escola pela maior participação da sociedade. “Definitivamente, precisamos rever o modelo e mudar a forma de relacionamento das escolas, fortalecendo o trabalho dos diretores com cursos, formação e acompanhamento de resultados”, afirma Schmidt.

Além de cursos de gestão e de metas com avaliação da Secretaria, a discussão do novo modelo de escolha de dirigentes de escolas passará por uma revisão dos critérios de paridade dos votos de alunos ou familiares, professores e funcionários. “O papel dos diretores é determinante para que os bons resultados na escola e na Educação em geral aconteçam. Isto que está em jogo”, diz Schmidt.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Deputados aprovam proposta de prorrogar eleições de diretores das escolas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!