Geral

1ª fase do vestibular da UEL registra 8,57% candidatos ausentes

Da Redação ·
Cristina Bulhões, da COPS, afirma que concurso foi marcado por calor e tranquilidade - Agência UEL
Cristina Bulhões, da COPS, afirma que concurso foi marcado por calor e tranquilidade - Agência UEL

A Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da UEL registrou um percentual de 8,57 % de ausentes (1.853 vestibulandos) na 1ª fase do Vestibular da UEL, neste domingo (2), quando foram aplicados os testes de Conhecimentos Gerais (60 questões de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia). Este ano a Universidade registrou um total de 21.619 inscritos. Estão sendo oferecidas 3.090 vagas.

De acordo com a professora Cristina Bulhões Simon, responsável pela COPS, o índice foi considerado dentro da normalidade, menor que o registrado no ano passado, quando o percentual de faltosos chegou a 9,61%. De acordo com a Coordenadora, a 1ª fase foi marcada por intenso calor, porém com bastante tranquilidade e sem o registro de ocorrências.

“Tivemos um concurso com absoluta normalidade, inclusive com poucos registros de atrasos de candidatos”, declarou ela. Segundo a professora, a expectativa é de que cerca de 9 mil candidatos alcancem a média necessária de aprovação para a 2ª fase, que será realizada a partir do próximo dia 30 de novembro.

Atendimento especial
Como nos anos anteriores a UEL providenciou estrutura necessária para pessoas portadoras de necessidades especiais. Estes casos foram concentrados no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) e no Centro de Ciências Humanas (CCH), no Campus da UEL. Segundo ela, além de candidatos com problemas de locomoção, foram atendidos três deficientes visuais, que tiveram direito à prova adaptada ou ampliada, de acordo com a solicitação encaminhada ainda durante o período de inscrição.

Gabarito
O gabarito provisório das provas será divulgado neste domingo, a partir às 20 horas, no site, www.cops.uel.br. Já os cadernos de questões da 1ª fase estarão disponíveis a partir das 19h30, nos respectivos locais de provas. O resultado da 1ª etapa será divulgado no próximo dia 13 de novembro em edital e no site da COPS, no endereço www.cops.uel.br, a partir das 17 horas. Já o boletim de desempenho dos candidatos será disponibilizado dia 14, também no site da Cops. 

Perfil dos candidatos
O curso mais concorrido deste Vestibular é Medicina com 99,71 candidatos por vaga (universal). Em seguida aparece o curso de Engenharia Civil com 31,14 por vaga (escola pública). O terceiro mais concorrido é o curso de Direito (noturno), com 27,69 concorrentes por vaga. Do total de inscritos, 15.250 são do Paraná, sendo que destes 7.880 de Londrina. Outros 6.369 são de outros estados do país, como São Paulo (5.482 candidatos), Mato Grosso do Sul (304) e Minas Gerais (157).

Ao todo, o Vestibular 2015 registra 12.597 mulheres e 9.022 homens. O candidato mais velho tem 73 anos e disputa uma vaga no curso de Ciências Sociais (matutino). O mais novo é um treineiro de apenas 14 anos. 

Cronograma

- Resultado 1ª fase – 13/11; 17 horas (www.cops.uel)

continua após publicidade

- Boletim de Desempenho – 14/11; 17 horas

- 2ª Fase - 30/11: provas de Línguas, Literatura e Redação; 1º/12 - Conhecimentos Específicos e 2/12 - Habilidades Específicas

continua após publicidade

- Resultado - 15/01/15; 1ª chamada do Vestibular da UEL (às 12 horas, no endereço www.cops.uel.br)