Geral

Diálogo com turcos causa crise no governo de Israel

Da Redação ·

O chanceler de Israel, Avigdor Lieberman, atacou duramente o premier Binyamin Netanyahu por manter um diálogo secreto de reaproximação com a Turquia sem a conivência do Ministério das Relações Exteriores do país. A crise no governo israelense ocorreu antes da reunião do enviado especial dos Estados Unidos ao Oriente Médio, George Mitchell, com Netanyahu.

continua após publicidade

"O ministro das Relações Exteriores considera sério o fato de o encontro ter ocorrido sem uma consulta ao ministério. Isso é um insulto às normas de um comportamento aceitável e prejudica a confiança entre chanceler e premier", informou, em comunicado, o gabinete de Lieberman.

continua após publicidade

Os governos israelense e turco tentam reduzir as tensões que se intensificaram depois do ataque de Israel contra uma flotilha humanitária na Faixa de Gaza. O deputado Benjamin Ben Eliezer, do Partido Trabalhista, que integra a coalizão de Netanyahu, reuniu-se em Genebra com o chanceler da Turquia, Ahmet Davutoglu, em segredo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.