Geral

Portas estão abertas para diálogo com Irã, diz Rússia

Da Redação ·

A comunidade internacional deixou as portas abertas para o Irã retomar o diálogo diplomático sobre seu programa nuclear, afirmou hoje o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, segundo a agência russa RIA Novosti. "Nós estamos interessados na retomada do mecanismo de diálogo com o Irã para discutir seu programa nuclear e temas que dizem respeito à parte iraniana", afirmou Lavrov no Cairo, durante um giro pelo Oriente Médio.

continua após publicidade

O ministro russo afirmou que as sanções recentemente aprovadas no Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o Irã são essenciais para mostrar que o país não deve demorar a "responder questões legítimas que a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) apresentou ao Irã". Lavrov disse que a Rússia "não acredita em sanções", já que elas geralmente não trazem os resultados desejados.

continua após publicidade

Teerã sofreu este mês uma quarta rodada de sanções no CS por se recusar a interromper o enriquecimento de urânio. O país persa alega ter apenas fins pacíficos em seu programa nuclear, mas potências lideradas pelos Estados Unidos temem que o Irã busque secretamente produzir armas nucleares. As informações são da Dow Jones.