MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

General dos EUA acredita que combates no Afeganistão vão aumentar

O general David Petraeus, indicado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para comandar as forças militares americanas no Afeganistão, disse nesta terça-feira acreditar que os combates em solo afegão vão ficar mais intensos nos próximos mese

Da Redação

·
 Petraeus afirma que os EUA não vão abandonar o Afeganistão em 2011
Icone Camera Foto por BBC Brasil
Petraeus afirma que os EUA não vão abandonar o Afeganistão em 2011
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.06.2010, 17:41:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O general David Petraeus, indicado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para comandar as forças militares americanas no Afeganistão, disse nesta terça-feira acreditar que os combates em solo afegão vão ficar mais intensos nos próximos meses.

continua após publicidade

"Acredito que continuaremos a ter duros combates. Na verdade, podem ficar mais intensos nos próximos meses", disse Petraeus na audiência da Comissão de Serviços Armados do Senado americano que confirmou seu nome para o cargo.

Agora, o plenário do Senado deve votar o nome de Petraeus ainda nesta semana.

continua após publicidade

O general disse ainda que apoia os planos de Obama de começar a retirar as forças americanas do Afeganistão em julho de 2011, mas afirmou que a data seria "o começo de um processo".

"É importante ressaltar a advertência feita pelo presidente nos últimos dias de que julho de 2011 vai marcar o começo de um processo, não a data em que os Estados Unidos vão sair pela porta e apagar as luzes", disse Petraeus.

"Como ele (Obama) explicou no último domingo, na verdade, nós teremos de fornecer assistência ao Afeganistão por um longo período", disse o general, ao afirmar que o compromisso dos Estados Unidos com o Afeganistão é duradouro.

continua após publicidade

"O compromisso com o Afeganistão é necessariamente, portanto, duradouro, e nem o Talebã nem nossos parceiros afegãos e paquistaneses devem duvidar disso."

McChrystal

Petraeus, de 57 anos, ocupa o cargo de chefe do Comando Central dos Estados Unidos e é um militar respeitado tanto por democratas como por republicanos, especialmente por sua atuação à frente das forças americanas no Iraque.

continua após publicidade

A expectativa é de que seja confirmado no cargo rapidamente, substituindo o general Stanley McChrystal.

McChrystal foi demitido por Obama do comando das forças militares lideradas pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Afeganistão na semana passada, depois da divulgação de críticas feitas por ele a membros do governo e publicadas na revista Rolling Stone.

continua após publicidade

Na segunda-feira, McChrystal anunciou que pretende deixar o Exército.

Regras de engajamento

Durante a audiência no Senado, Petraeus também disse que pretende avaliar as novas regras de engajamento (que determinam em que situações a força pode ser usada em operações militares ou policiais).

As novas regras em vigor reduziram o número de ataques aéreos e mortes de civis no Afeganistão, mas são criticadas por muitos nas forças americanas por causa do suposto aumento do risco para os soldados.

"Estou totalmente ciente das preocupações de alguns dos nossos soldados em solo sobre a aplicação das nossas regras de engajamento", disse.

"Eles devem saber que eu vou observar muito atentamente essa questão."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "General dos EUA acredita que combates no Afeganistão vão aumentar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!