Geral

ONU pede segurança a refugiados palestinos

Da Redação ·

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, condenou nesta segunda-feira (28) um ataque contra um campo de refugiados em Gaza e pediu às autoridades palestinas garantias de segurança.

continua após publicidade

De acordo com o seu porta-voz, Martin Nesirky, “o secretário-geral condenou o vandalismo da noite passada por homens armados mascarados contra instalações de uma colônia de férias na faixa de Gaza".

continua após publicidade

Homens mascarados incendiaram na madrugada desta segunda-feira as instalações de uma colônia de férias em Gaza, criada pela ONU para refugiados palestinos, pela segunda vez no espaço de algumas semanas.

continua após publicidade

Nenhum grupo reivindicou o ataque, mas pode ser obra de islâmicos radicais hostis à influência do Ocidente e contrários a instalações onde meninas e meninos vivem juntos.

Nesirky disse que o secretário está muito preocupado porque se trata do segundo incidente em um mês.

continua após publicidade

- Tais ataques atentam contra o bem-estar das crianças de Gaza, entre as quais 250 mil participam de atividades recreativas das colônias de férias instaladas pela ONU.

continua após publicidade

- O secretário-geral chama as autoridades de fato a combater qualquer ato hostil às operações da ONU, e a garantir a segurança do pessoal. Pede que os responsáveis pelos incidentes sejam levados à Justiça.

Os mascarados ataram os guardas da colônia de férias, mas não os feriram. Depois, tocaram fogo em cadeiras, mesas e outros móveis do local, segundo a ONU.

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados