MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Justiça dos EUA mantém processo contra Vaticano

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu hoje que não interromperá um processo em que o Vaticano é acusado de transferir um padre de cidade para cidade, apesar das repetidas acusações de abuso sexual contra ele.   A mais alta instância do Judiciá

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.06.2010, 19:34:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu hoje que não interromperá um processo em que o Vaticano é acusado de transferir um padre de cidade para cidade, apesar das repetidas acusações de abuso sexual contra ele.

continua após publicidade

A mais alta instância do Judiciário norte-americano recusou-se a ouvir uma apelação da Santa Sé. O Vaticano quer o fim do processo que busca responsabilizar a Igreja Católica pelas mudanças do reverendo Andrew Ronan da Irlanda para Chicago e depois para Portland, apesar das acusações de abuso sexual.

continua após publicidade

As leis de imunidade soberana afirmam que um Estado - incluindo o Vaticano - são imunes a processos. Cortes federais dos Estados Unidos em instâncias inferiores notaram que, nesse caso, poderia haver uma exceção na legislação. Um juiz decidiu que havia relação suficiente entre o Vaticano e Ronan para que ele fosse considerado um empregado da Santa Sé, segundo a lei do Estado de Oregon.

Segundo documentos da Suprema Corte, Ronan começou a abusar de meninos durante os anos 1950, como um padre na arquidiocese de Armagh, na Irlanda. Ele foi então transferido para Chicago, onde admitiu ter abusado de três meninos na escola de ensino médio St. Philip's. Ronan foi posteriormente transferido para a Igreja St. Albert's, em Portland, no Oregon, onde foi acusado de abusar de outra pessoa. O religioso morreu em 1992.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Justiça dos EUA mantém processo contra Vaticano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!