MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Morre o senador mais antigo do Congresso dos EUA

O senador do Partido Democrata Robert Byrd, parlamentar que estava há mais tempo no Congresso dos Estados Unidos, morreu nesta segunda-feira (28), aos 92 anos, informou um porta-voz do político, representante do Estado da Virgínia Ocidental.   Nest

Da Redação

·
 Imagem de arquivo mostra o senador democrata Robert Byrd, que morreu nesta segunda-feira (28), aos 92 anos, em Washington, capital dos EUA
Icone Camera Foto por Foto por Kevin Lamarque/25.04.2005/Reuters
Imagem de arquivo mostra o senador democrata Robert Byrd, que morreu nesta segunda-feira (28), aos 92 anos, em Washington, capital dos EUA
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.06.2010, 07:42:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O senador do Partido Democrata Robert Byrd, parlamentar que estava há mais tempo no Congresso dos Estados Unidos, morreu nesta segunda-feira (28), aos 92 anos, informou um porta-voz do político, representante do Estado da Virgínia Ocidental.

continua após publicidade

Neste domingo (27), os assessores de Byrd informaram que o parlamentar havia sido internado "aparentemente por um esgotamento causado pelo calor excessivo e pela desidratação severa, por causa das altíssimas temperaturas" do verão em Washington, que costuma ser quente e úmido.

continua após publicidade

A morte de Byrd não deve mudar a maioria democrata no Senado dos EUA. O governador de Virgínia Ocidental, Joe Manchin, é democrata e deve indicar um integrante do partido para cumprir o restante do mandato de seis anos de Byrd, que acaba em 2012.

continua após publicidade

"Estou entristecido com o anúncio feito pela família do senador Robert Byrd sobre o falecimento do membro que serviu mais tempo no Congresso dos Estados Unidos na história", disse Jesse Jacobs, porta-voz de Byrd, em comunicado.

Byrd chegou ao Congresso dos EUA em 1952, quando foi eleito para a Câmara dos Deputados. O democrata permaneceu na casa por seis anos, antes de se eleger para o Senado.

continua após publicidade

Importante aliado de Barack Obama durante a campanha presidencial de 2008, Byrd tornou público seu arrependimento por ter pertencido à Ku Klux Klan (nome de várias organizações racistas dos Estados Unidos que apoiam a "supremacia branca") e por participar de uma manobra legislativa para adiar a aprovação da lei dos direitos civis de 1964.

continua após publicidade

De acordo com o porta-voz, Byrd morreu "de forma pacífica" no hospital Inova Fairfax, nos arredores de Washington. Não há informações sobre as causas da morte.

Copyright Thomson Reuters 2009

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Morre o senador mais antigo do Congresso dos EUA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!