Geral

Idosos são maioria dos pacientes com câncer, diz Icesp

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Idosos são maioria dos pacientes com câncer, diz Icesp
Idosos são maioria dos pacientes com câncer, diz Icesp

Uma pesquisa inédita do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) mostrou que os idosos correspondem à metade dos atendimentos na unidade. A pesquisa foi divulgada na quarta-feira, 1, e feita para marcar o Dia Mundial do Idoso. A Agência Brasil informou que de acordo com os dados apurados, os homens com mais de 60 anos representam 61% das pessoas em tratamento. Entre os tipos de tumores mais comuns estão os dos órgãos genitais (próstata, pênis e testículos), órgãos digestivos (estômago, esôfago, intestino, cólon e reto) e aparelho respiratório.

Entre as mulheres, que totalizam 39%, o câncer nos órgãos digestivos lideram a lista, seguido de tumores na mama e nos órgãos genitais. O levantamento mostra que os pacientes com mais de 60 anos respondem por 54% das cirurgias.

O oncologista e diretor-geral do Icesp, Paulo Hoff, explicou que a parcela da população brasileira que mais cresce é a de idosos e o câncer já ocupa o segundo lugar como causa de morte entre essa faixa etária. "É de extrema importância estarmos preparados para oferecer um acompanhamento geriátrico completo que, aliado as novas técnicas cirúrgicas e as drogas modernas, proporcione mais possibilidades de tratamento e qualidade de vida aos pacientes maduros".

continua após publicidade