MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Japão cogita deixar negociações sobre caça às baleias

O ministro da Agricultura e Pesca do Japão, Masahiko Yamada, culpou países contrários à caça às baleias pelo fracasso das negociações da Comissão Internacional da Baleia. Ele também questionou se o Japão deveria continuar no fórum. As negociações do or

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.06.2010, 16:49:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Agricultura e Pesca do Japão, Masahiko Yamada, culpou países contrários à caça às baleias pelo fracasso das negociações da Comissão Internacional da Baleia. Ele também questionou se o Japão deveria continuar no fórum. As negociações do organismo, formado por 88 integrantes, sobre o futuro da caça comercial foram interrompidas ontem durante sua reunião anual no Marrocos. Países favoráveis e contrários à caça do animal não conseguiram superar um impasse que já dura décadas.

continua após publicidade

"Se ainda não conseguimos chegar a um acordo, eu tenho de questionar se o Japão realmente tem de permanecer em discussões tão inúteis", afirmou o ministro aos jornalistas. Já o porta-voz do ministério, Kazuo Kodama, disse aos jornalistas que "enquanto permanece incerto como a negociação vai seguir, o governo do Japão pretende tomar parte nas negociações de forma constante".

continua após publicidade

Os países têm debatido o esboço de um acordo para suspender a moratória de 24 anos para a caça comercial de baleias por dez anos. Em troca, querem que o Japão concorde em cortar gradualmente o número de baleias mortas. "O Japão fez todas as concessões que podia fazer, o que foi um esforço substancial e que exigiu tempo", disse Yamada à emissora pública NHK.

O Japão, juntamente com a Islândia e a Noruega, continua a usar brechas legais para burlar a proibição de caça à baleia estabelecia em 1986, tendo matado mais de 1.500 mamíferos marítimos apenas na temporada 2008-2009. Muitos países contrários à caça à baleia - Austrália, Grã-Bretanha, Alemanha e a maioria da América Latina - pedem que o Japão interrompa a caça em águas da Antártida. O Japão concordou em reduzir a caça nas águas do Santuário de Baleias do Atlântico Sul, mas não em zerar as capturas. Importantes grupos ambientalistas culpam o Japão pelo colapso nas negociações. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Japão cogita deixar negociações sobre caça às baleias"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!