Embora considerem ruim o trânsito da cidade de São Paulo, mais paulistanos estão usando carro. É o que mostra uma pesquisa do Ibope, encomendada pela Rede Nossa São Paulo e divulgada nesta quinta-feira, 18, primeiro dia da Semana da Mobilidade. De acordo com o levantamento, o patamar de pessoas que têm automóvel em casa subiu dez pontos porcentuais em relação à pesquisa do ano passado. Naquela época, 52% dos entrevistados disseram ter um veículo em casa, ante 62% atualmente.
Entretanto, para 70% dos entrevistados neste ano, é "ruim" ou "péssimo" o trânsito na capital paulista, índice que permanece inalterado desde 2008, quando foi realizada a primeira edição da pesquisa. O estudo do Ibope mostra que apesar das políticas públicas implantadas com o objetivo de melhorar o uso dos ônibus, a migração para os carros ainda continua forte na cidade. Desde o ano passado, a gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) tem ampliado o número de faixas exclusivas de ônibus, que aumentaram a velocidade dos coletivos nas ruas, tornando o tempo de espera menor nos pontos.
Na semana passada, a Prefeitura divulgou um levantamento que indica um aumento de 68,7% na velocidade média dos ônibus nos 59,3 quilômetros de faixas exclusivas implantadas neste ano. A variação foi de 12,4 km/h para 20,8 km/h. Mesmo assim, segundo a pesquisa Ibope, passou de 27% para 38% os entrevistados que usam o carro diariamente ou "quase todos os dias". Já a aprovação às faixas exclusivas de ônibus continua elevada: 90% se disseram favoráveis à instalação desse tipo de mecanismo nas vias da cidade.
O levantamento do Ibope foi realizado entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro, com 700 pessoas. De acordo com o instituto de pesquisa, a margem de erro é de quatro pontos porcentuais para mais ou para menos. Entre outros aspectos, o estudo revela que o tempo gasto no trânsito por quem usa carro é maior do que o dos passageiros de ônibus. São 2h53min por dia, em média, incluídos todos os deslocamentos feitos pelo motorista. Por sua vez, cada usuário dos coletivos gasta em média 2h46min diários em suas viagens.
Mais carros
Dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) mostram que, até agosto, a capital ganhou, somente neste ano, 127 mil carros, ou seja, uma média de 524 novos automóveis entrando em circulação a cada dia na cidade. A capital paulista tinha no mês passado 5,5 milhões de carros emplacados, conforme o Detran-SP.
"A cidade vai chegar a 9 milhões de automóveis nos próximos 25 anos, infelizmente", diz o engenheiro Horácio Augusto Figueira, especialista em Transportes pela Universidade de São Paulo (USP). "E só existe uma alternativa para aumentar a capacidade de circulação de carros em São Paulo: destruir a cidade. É sério. Há um estudo que mostra que se tirassem de uma hora para outra os ônibus e caminhões das ruas e todas as pessoas migrassem para automóveis, 40% dos carros não conseguiriam sequer entrar no sistema viário da cidade nos horários de pico. Ou seja, a pessoa até tem direito de ter o seu próprio carro, mas não conseguiria usá-lo, nem tirá-lo da garagem."
O prefeito Fernando Haddad (PT) disse hoje que as questões de mobilidade da capital paulista não devem ser politizadas. Ele citou como exemplo o aumento da aprovação o número de paulistanos favoráveis à construção de ciclovias na cidade.
Transporte público
Figueira lembra que a Prefeitura deve iniciar no próximo mês a construção de corredores expressos de ônibus - a gestão Haddad promete entregar 150 quilômetros dessas vias exclusivas (mais rápidas e eficientes que as faixas exclusivas, por ficar à esquerda das pistas e ter áreas de ultrapassagem) -, o que pode atrair mais passageiros para o sistema de transporte público do que fizeram as faixas de ônibus.
Conforme estatísticas da São Paulo Transporte (SPTrans), 1,9 bilhão de passageiros foram transportados nos ônibus do sistema municipal entre janeiro e agosto de 2014. No ano passado inteiro, foram 2,9 bilhões, 8 milhões a mais do que em 2012. Na pesquisa Ibope, 64% dos entrevistados disseram que "os governos devem dar mais atenção aos transportes públicos". A maioria (58%) quer mais metrô ou trem e 37%, mais corredores de ônibus. Hoje São Paulo tem 75,5 km de metrô e 120 quilômetros de corredores exclusivos. Do universo de entrevistados, 71% afirmaram que deixariam de usar carro se houvesse "uma boa alternativa" de transporte. O que corresponde a 26% dos paulistanos, ou 2,3 milhões de pessoas
Nova aposta de Haddad para melhorar alguns aspectos da mobilidade urbana, as ciclovias são vistas como fator para a utilização de bikes como meio de transporte para 26% dos entrevistados.
Tags: São Paulo, trânsito
Recomendadas para você
Tom de Marina no debate surpreende adversáriosCiclofaixaDilma cai, Marina mantém índice e Aécio sobe no Ibope; empate no 2º turno persisteAmericano afunda Ford Fusion em piscina
comentário(s)
Dê a sua Opinião
Denunciar
Denúncia comentário feito por
Você pode digitar 600 caracteres.
Denuncie
comentário(s)
faca seu login no estadão
Entrar Esqueci minha senha
ou use o cadastro de outras contas:
googleplus
Ainda não tem cadastro? Faça Agora!
Quero me cadastrar
Aviso:Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.
comentário
Responder
Você pode digitar 600 caracteres.
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.
Mais comentarios Dê a sua opinião
Recomendadas
Retrospectiva no CCBB, em São Paulo, resgata clássicos de Marlene Dietrich
Retrospectiva no CCBB, em São Paulo, resgata clássicos de Marlene Dietrich
Cantor Yusuf (Cat Stevens) anuncia novo álbum e turnês
Após decisão do MP que tenta evitar despejo, Brincante estreia aula-espetáculo
Brasil tem dois museus entre os 25 melhores do mundo
Instituto Ricardo Brennant e Inhotim foram bem avaliados por usuários do site TripAdvisor
Opinião
Notas e informaçõesPesquisa pede prudência
Como dizia o legendário dirigente corintiano Vicente...
A falta de gestão no ensino
A comprovação de que o que falta ao ensino...
Uma mistura explosiva
Não se pode dizer que foi uma surpresa a baderna que...
Espaço abertoMais empresários antonioermirianos
Muito já foi dito e escrito sobre a vida e obra do...
O tiririquismo
O bordão do deputado federal Tiririca em sua campanha...
Editorial EconômicoO ajuste prolongado do mercado imobiliário
Mais lidas
Mais LidasMais comentadasSaiba como guardar o seu perfil do OrkutDilma cai, Marina mantém índice e Aécio sobe no Ibope; empate no 2º turno persisteRede social 'para poucos' cobra R$ 21 mil de inscriçãoVale a pena investir em previdência privada?Brasil tem dois museus entre os 25 melhores do mundo; veja rankingAnúncio sobre 'JN' foi antecipado para evitar teorias conspiratórias Demolição de valores Aécio insiste no eleitor anti-PT e vai invadir inserções regionaisCom Costa calado, oposição e governo aproveitam para trocar críticasMunição avariada Eike Batista diz que foi o maior prejudicado por crise do Grupo XFrente de Luta por Moradia tem apoio do PT e quer subsídio de contasÚltimas
Rodrigues: Agro está 'pulverizado' entre candidatosFernandinho promete que City vai recuperar a confiançaNevoeiro em Cingapura pode atrapalhar GP de Fórmula 1Produção industrial volta a cair e setor prevê mais demissões, diz CNIGuerra de Gaza leva mais palestinos a arriscar emigração perigosa para a EuropaVer todas as notíciasEstadão PME - Links patrocinados
Anuncie aqui
Agora na capa
Pnad
Desigualdade tem leve piora; para o IBGE, quadro é de estagnação
Ibope
Mais paulistanos passam a usar carro
Escócia
Boca de urna indica vitória do 'não'
Moradia
Despejados vão para outra invasão
Eleições
Candidatos evitam reforma trabalhista
Mais em São PauloX
Famílias despejadas vão para prédio que juiz já mandou desocupar
EstadãoAssine o Estadão Anuncie no Estadão Classificados Linkedin Google+ Twitter Facebook Grupo Estado | Copyright © 2007-2014 | Todos os direitos reservados Grupo Estado
Código de ética
Curso de Jornalismo
Demonstrações Financeiras
Edição Digital
Fale conosco
Portal de Fornecedores
Portal do Assinante
Webmail
Broadcast
Broadcast Político
Cannes
Celular
Tablet
iLocal
Termo de uso
Trabalhe conosco
Mapa do site
Opinião
Últimas
Política
Economia
Esportes
Internacional
Brasil
São Paulo
Cultura
Vida & Estilo
Aliás
Casa
Ciência
Educação
Divirta-se
Saúde
Sustentabilidade
Viagem
Blogs
Colunas
Aeroportos
Fotos
Horóscopo
Infográficos
Loterias
Previsão do Tempo
São Paulo Reclama
Trânsito
TV Estadão
Tópicos
acervo pme jornal do carro paladar link piaui ilocal ae radio eldorado radio estadão Planeta Digital
Você já leu 5 textos neste mês
Continue Lendo
Cadastre-se agora ou faça seu login
É rápido e grátis
Faça o login se você já é cadastro ou assinante
Ou faça o login com o gmail
Login com Google
Sou assinante - Acesso
Para assinar, utilize o seu login e senha de assinanteLogin: Senha: Continuar conectado
Já sou cadastrado
Para acessar, utilize o seu login e senha
Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão
Login: Senha: Continuar conectado
Quero criar meu login
Acesso fácil e rápido
Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha
E-mail: CEP: CPF/CNPJ:
Esqueci minha senha
o me cadastrar
Acesso fácil e rápido
Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo
Nome: Sobrenome: CPF: E-mail:
Deixe seu comentário sobre: "Pesquisa Ibope mostra que mais paulistanos usam carro"