Geral

Irã anunciará condições para diálogo na semana que vem

Da Redação ·

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou hoje que seu país revelará na semana que vem as condições para o diálogo com as potências mundiais sobre seu programa nuclear. No último dia 9, o Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) impôs uma quarta rodada de sanções contra Teerã por seu programa nuclear.

continua após publicidade

"A República Islâmica do Irã irá na semana que vem anunciar suas condições para negociações com países que impuseram uma resolução com sanções contra o Irã", afirmou Ahmadinejad, segundo o site da televisão estatal. As potências ocidentais temem que o país persa busque secretamente produzir armas nucleares. Teerã, porém, alega ter apenas fins pacíficos.

continua após publicidade

Logo após a aprovação das sanções, as potências mundiais e a União Europeia (UE) pediram que o Irã negociasse sobre o tema, defendendo uma estratégia em duas vias para lidar com a questão - a possibilidade de sanções, mas também o diálogo.

Segundo Ahmadinejad, a oferta de diálogo mostra que "esses países que estão ameaçando a nação iraniana estão com medo, mas o Irã irá neutralizar suas ameaças". Além das sanções na ONU, Estados Unidos e a UE impuseram sanções unilaterais contra o Irã por causa do impasse nuclear. As informações são da Dow Jones.