Geral

Confiança de americanos no país diminuiu, diz pesquisa

Da Redação ·

Os americanos estão mais pessimistas sobre a situação dos Estados Unidos e também estão menos confiantes na liderança exercida pelo presidente Barack Obama, segundo pesquisa do Wall Street Journal e NBC News. Dos entrevistados, 62% acreditam que o país esteja no caminho errado. Trata-se do maior índice desde as eleições presidenciais de 2008. Apenas 33% acreditam que a economia tenha melhorado no último ano, sete pontos porcentuais a menos do que há um mês.

continua após publicidade

Em meio à incerteza com relação aos rumos da nação, o apoio a Obama e a outros políticos está diminuindo. Pela primeira vez, o número de pessoas que desaprovam o trabalho de Obama é maior do que a cifra de pessoas que o aprovam. Ao mesmo tempo, 57% dos entrevistados afirmaram que, hoje, prefeririam eleger um novo congressista para substituir seu atual representante - o nível mais alto em 18 anos.

continua após publicidade

Uma das maiores preocupações atuais do cidadão americano é o vazamento de petróleo no Golfo do México. A maioria dos entrevistados na pesquisa se declarou a favor da imposição de mais regras à indústria do petróleo e temerosa de que o desastre ambiental afete a economia e o clima do país.

Para a elaboração da pesquisa, foram ouvidos mil adultos entre os dias 17 e 21 de junho. A margem de erro é de 3,1 pontos porcentuais para mais ou para menos. As informações são da Dow Jones.