MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ONU: cocaína cresce nos países em desenvolvimento

A Organização das Nações Unidas (ONU) informou hoje que o consumo de drogas no mundo está passando por mudanças. Em seu relatório anual, a ONU descobriu que a demanda por cocaína e heroína caiu em países desenvolvidos, mas aumentou nas nações em desenv

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.06.2010, 17:45:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Organização das Nações Unidas (ONU) informou hoje que o consumo de drogas no mundo está passando por mudanças. Em seu relatório anual, a ONU descobriu que a demanda por cocaína e heroína caiu em países desenvolvidos, mas aumentou nas nações em desenvolvimento. Além disso, cresceu a produção de coca e de ópio em Mianmar e no Peru, ao mesmo tempo em que houve declínio de Colômbia e Afeganistão, os maiores produtores.

continua após publicidade

Embora a produção de ópio no Afeganistão continue alta - equivalente a 89% do produzido no mundo - a produção de papoulas pode cair em até um quarto neste ano em razão de um fungo que atingiu as maiores áreas de cultivo. Enquanto isso, a produção de coca nos Andes, que caiu 28% na última década, continuou a cair principalmente em razão dos esforços de erradicação na Colômbia. Já a produção de coca no Peru cresceu pelo quarto ano consecutivo, aponta o documento, quase dobrando nos últimos dez anos.

continua após publicidade

Enquanto o uso de cocaína e heroína cai, o relatório concluiu que o abuso de estimulantes e drogas vendidas com prescrição média subiu em todo o mundo. Além disso, seu uso excedeu o consumo combinado de cocaína e de opiáceos. "As pessoas estão dizendo adeus à heroína e não estão muito encantadas pela cocaína, mas estão começando a usar drogas com prescrição médica em volumes que as tornam viciadas", disse Antonio Maria Costa, diretor executivo do escritório para drogas da ONU.

Mais preocupante, disse Costa, é que enquanto a demanda por cocaína e heroína se estabilizou no Ocidente, ela aumentou no leste da Ásia e na África, em países que têm poucos recursos ou infraestrutura para lidar com a questão. "Como resultado, há agora o risco de um sério problema de saúde pública em países em desenvolvimento que pode escravizar uma quantidade enorme de pessoas para a miséria da dependência das drogas."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ONU: cocaína cresce nos países em desenvolvimento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!