MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Polêmico, turismo em torno do 11 de Setembro atrai multidões nos EUA

Treze anos após os atentados de 11 de Setembro – nos quais foram criados e um memorial, um museu e um centro de tributo dedicados às vítimas  a existência do turismo relacionado aos acontecimentos de 2001 permanece controversa.Os números mostram que o púb

Da Redação

·
Dois enormes fachos do Tributo de Luz iluminam o céu de Nova York por trás da Ponte do Brooklyn -  (Foto: Mark Lennihan/AP)
Icone Camera Foto por
Dois enormes fachos do Tributo de Luz iluminam o céu de Nova York por trás da Ponte do Brooklyn - (Foto: Mark Lennihan/AP)
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.09.2014, 11:01:00 Editado em 27.04.2020, 20:09:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Treze anos após os atentados de 11 de Setembro – nos quais foram criados e um memorial, um museu e um centro de tributo dedicados às vítimas a existência do turismo relacionado aos acontecimentos de 2001 permanece controversa.

continua após publicidade

Os números mostram que o público se interessa pelos lugares ligados ao tema. Criado neste ano, o 9/1 Memorial Museum já recebeu 700 mil visitantes de 131 países – isso em menos de três meses. Já o 9/11 Memorial, inaugurado três anos atrás, recebeu cerca de 15 milhões de pessoas. É um milhão a mais, por ano, do que as que visitam a Estátua da Liberdade.

Mas alguns nova-iorquinos ainda estão tão traumatizados que evitam a área onde ficavam as Torres Gêmeas, e outros acreditam que explorar turisticamente a tragédia é inapropriado, por mais que a intenção seja respeitosa. De fato, o Memorial pode ser confundido com um parque urbano comum, cheio de visitantes tirando “selfies” ou se escorando nos parapeitos de bronze que trazem o nome dos mortos.

continua após publicidade

"Existe uma tensão. É um parque agradável onde dá para fazer um piquenique, mas você pode estar sentado perto de um familiar prestando respeito a um ente querido”, diz Brenda Berkman, tenente aposentada do Corpo de Bombeiros que trabalhou nas Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2011. Ela agora é guia de turismo no 9/11 Tribute Center, que oferece passeios guiados por pessoas que têm alguma relação com a tragédia. Veja algumas opções para quem quiser visitar ou aprender mais sobre o evento.

9/11 TRIBUTE CENTER AND TOURS

Contrastando com as exibições gigantescas e formais do Memorial Museum, o 9/11 Tribute Center é um lugar pequeno e íntimo. As paredes estão cobertas por fotos de vítimas. Pássaros de origami – símbolo da paz – ficam pendurados em uma escadaria. É como olhar para o álbum de fotos e memórias de alguém.

O local também tem ótimos passeios guiados por guias que têm conexão com o atentado – sobreviventes, pessoas que perderam entes queridos ou trabalharam no resgate, por exemplo. Eles dividem suas memórias pessoais com o público. “Tentamos te transportar para esse dia com base no que testemunhamos”, diz a ex-bombeira Brenda Berkman.

Confira matéria completa AQUI

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Polêmico, turismo em torno do 11 de Setembro atrai multidões nos EUA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!